O restaurante Camelo, localizado em Apúlia, concelho de Esposende, arrebatou o prémio principal do Concurso Gastronómico “Sabores do Mar” organizado pela Câmara de Esposende, com o prato “Lampreia assada no forno”, durante a 25.ª edição do evento.
O concurso, que decorreu ao longo do mês de março em várias unidades de restauração aderentes, contou com a participação de 14 pratos/restaurantes avaliados por um júri composto por enófilos, chefes e jornalistas.
Além do restaurante Camelo, que conquistou o primeiro lugar, os restaurantes Água-pé e Pedrinhas compartilharam o segundo lugar, enquanto o restaurante Varandas do Cávado – Hotel Suave Mar ficou em terceiro lugar.

O júri destacou a qualidade da confeção, a excelência dos ingredientes, a apresentação e o sabor dos pratos premiados.
O evento também reconheceu figuras importantes da gastronomia local, como António Campos, do restaurante “Dona Quina”, e Manuel Pereira, do restaurante “Casa Salé”, pelos seus contributos profissionais e dedicados à cozinha.
Além dos prémios principais, foram atribuídas menções honrosas a diversos estabelecimentos, destacando-se a Escola Básica do Facho no concurso “Cantinas Escolares Sustentáveis com Sabores do Mar”, e alunos de várias escolas no concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar” e no concurso Fish Chefe.
O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, elogiou “a longevidade e o impacto do evento”, destacando o “crescimento e a evolução da gastronomia local ao longo dos anos”.
O júri do concurso destacou a “evolução positiva da restauração em Esposende”, com um nível de qualidade “elevado entre os participantes”.
O evento tem sido um impulsionador não apenas da gastronomia local, mas também do envolvimento das novas gerações no setor.
