“Neste território irresistível e inevitável, o amor e a defesa da identidade gastronómica têm sido os pilares do sucesso dos pratos mais surpreendentes e maravilhosos, que capturam os sabores autênticos do mar”, refere José Costa, do turismo de Esposende e que apresentou hoje a iniciativa no Auditório Municipal de Esposende
A iniciativa exlibiris de Esposende decorre durante o mês de março, mas entra em abril com robalo.
A matéria-prima elementar destas iguarias é o pescado mais fresco, que ostenta a cor de prata tão característica desta região e que enche de orgulho as gentes de Esposende, de Apúlia a Antas, de Forjães a Rio Tinto.
A tradição culinária é temperada com inovação, mantendo sempre presente o caráter atlântico que faz parte do legado gastronómico de Esposende.
“É uma experiência gastronómica que alimenta a alma e sacia o estômago”, referem os visitantes como António Catarino, jornalista da TSF e que explora conteúdos jornalísticos da área do “onde comer bem”.
Além da celebração dos sabores, esta ocasião especial também é uma oportunidade para homenagear a cultura local e prestar “vénia” à comunidade, especialmente à comunidade piscatória e rural que tanto contribui para esta iniciativa ao longo de um quarto de século.
“De pé, aplaudimos todos aqueles que, de uma forma ou de outra, nutriram e impulsionaram esta jornada gastronómica”, disse o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira.
“Nesta grande ovação aos sabores de prata, 48 propostas ousadas e resilientes da restauração local são honradas e homenageadas. Catorze restaurantes aderentes submetem-se, de forma arrojada e obstinada, a um concurso gastronómico que promete surpreender os paladares mais exigentes”, disse ainda o autarca.
O edil convida “todos a participar desta celebração gastronómica única”.
“Venham (com) provar e desfrutar dos sabores que fazem de Esposende um destino gastronómico imperdível. Esta é uma oportunidade de saborear a riqueza do mar numa experiência que, com certeza, ficará gravada na memória de todos os visitantes”, apontou.
Programa (VER AQUI) Fim-de-Semana Gastronómico: Março com Sabores do Mar em Esposende
O concelho de Esposende está pronto para receber um mês repleto de experiências gastronómicas únicas.
O programa “Março com Sabores do Mar” promete deliciar os paladares mais exigentes com uma variedade de eventos e atividades relacionadas com a riqueza culinária desta região.
Durante todo o mês, diversos restaurantes aderentes irão oferecer pratos especiais, destacando-se a Lampreia, as Clarinhas de Fão e os Vinhos Verdes do Concelho.
Os amantes da gastronomia poderão saborear estas iguarias e explorar os sabores autênticos do mar.
Além disso, haverá várias exposições para aqueles que desejam conhecer mais sobre a história e a tradição gastronómica de Esposende.
A exposição de rua intitulada “Sabores de Prata que Valem Ouro” será uma mostra ilustrativa acerca do historial desta programação gastronómica.
Já a exposição “O Meu Avental Conta uma História de Mar” estará disponível no Centro de Informação Turística de Esposende, proporcionando aos visitantes uma visão mais aprofundada desta cultura gastronómica única.
Outro destaque é o concurso “Cantinas Escolares Sustentáveis com Sabores do Mar”, onde as cantinas escolares aderentes irão mostrar a sua criatividade na utilização de ingredientes frescos e sustentáveis.
Para aqueles que desejam aprimorar os seus conhecimentos na área da restauração, haverá diversas capacitações, incluindo “Garrafeira de Vinhos na Restauração”, “Upselling – Técnicas e Trunfos para Aumentar a Faturação” e “Redefinição do Cliente Alvo: Os Novos Fluxos de Clientes e Tendências de Consumo”.
O programa também inclui eventos como o “Street Fish Food”, onde os alunos das escolas de Esposende irão demonstrar as suas habilidades culinárias, e a “ExpoAlfa”, uma concentração de viaturas da Alfa Romeo, modelos até 1975.
No dia 9 de março, será realizada a “Noite de Fado Popular” no Auditório Municipal de Esposende, proporcionando uma experiência cultural única aos visitantes.
No dia 16, o Largo Rodrigues Sampaio será palco do evento “Salvar o Planeta à Mesa”, promovendo a sustentabilidade e a consciência ambiental através da gastronomia.
O programa encerra com o “Fórum de Gastronomia Atlântica”, no dia 20, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, onde especialistas irão discutir as tendências e os desafios da gastronomia atlântica.
Não deixe de visitar o “Março com Sabores do Mar” em Esposende e desfrutar de uma experiência gastronómica única, repleta de sabores autênticos do mar.
A entrada é livre em várias atividades, não perca esta oportunidade de conhecer e saborear o melhor da culinária local.