Um casal de namorados, residente em Braga, foi resgatado esta tarde da água na praia de Apúlia, concelho de Esposende, numa operação rápida que evitou uma tragédia.
Segundo o comandante das operações de socorro, o chefe Henrique Faria dos Bombeiros Voluntários de Fão (BVF), um homem, de 35 anos, sofreu ferimentos considerados “graves”, enquanto a mulher, de 33, teve “apenas ferimentos ligeiros”.
“Ambos foram transportados para o Hospital de Braga”, afirmou Henrique Faria.
O alerta foi dado por populares e os primeiros a chegar ao local foram os nadadores-salvadores da AMAROK, da unidade de salvamento do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que retiraram as vítimas da água.
Meios com rápida resposta
A operação de socorro contou com um forte dispositivo no terreno, envolvendo sete viaturas e 17 operacionais.
“Estiveram presentes a VSAT, uma Moto 4 e três ambulâncias dos BVF, além da viatura da AMAROK do ISN e da patrulha da GNR de Esposende”, referiu ai E24 o chefe Henrique Faria.
Aliás, este comandante das operações destacou ainda o apoio de uma médica e enfermeira que estava na praia dos Moinhos que apoiaram no socorro.
“Foi o nosso apoio diferenciado”, frisou
As causas do incidente ainda não foram esclarecidas, mas as autoridades reforçam o apelo aos banhistas para “respeitarem as zonas vigiadas e estarem atentos às condições do mar“.



Parabenizo ao herói nadador salvado do (ISN), um Fuzileiro da Marinha Portuguesa que foi de encontro ao casal nas águas furiosas dessa tarde de maré alta. Parabéns a esse homem guerreiro e corajoso que arriscou a sua vida para salvar o casal.