As empresas municipais Esposende Ambiente (EA) e Esposende (E) 2000 foram distinguidas pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) com o prestigiado “Selo da Igualdade Salarial” 2024.
O galardão foi atribuído no Dia Nacional para a Igualdade Salarial, assinalado a 14 de novembro, e reconhece as boas práticas na promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho de igual valor.
Este prémio destina-se a organizações que, além de garantirem um rácio de pelo menos um terço do sexo menos representado, demonstram uma taxa reduzida de desigualdade salarial.
Em Portugal, as mulheres ainda ganham, em média, menos 13,2% do que os homens, sendo a disparidade mais acentuada quando considerados prémios e subsídios.
Com 99 colaboradores, a Esposende Ambiente apresenta uma distribuição de género equilibrada: 53% homens e 47% mulheres. Já a Esposende 2000, com 40 trabalhadores, conta com 60% de homens e 40% de mulheres.
Ambas as empresas proíbem qualquer tipo de discriminação, desde a contratação até à cessação de contratos, respeitando a sua Certificação em Responsabilidade Social.
Este reconhecimento reflete o compromisso das entidades com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando-se nos esforços para alcançar a igualdade de género e reduzir desigualdades, em linha com a Agenda 2030 da ONU.