Iniciativa nas instalações da Proriver junta jovens entre os 14 e os 30 anos para definir as linhas estratégicas do concelho.
O Município de Esposende vai realizar, no próximo dia 26 de setembro de 2026, o I Fórum Municipal da Juventude, uma iniciativa agendada para as instalações da Proriver, na freguesia de Fonte Boa. O encontro visa reunir a população jovem do concelho, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, promovendo o debate sobre os desafios da emancipação e a construção da futura Estratégia Municipal da Juventude.
A organização deste fórum resulta de um trabalho prévio de auscultação desenvolvido pela autarquia junto de movimentos e associações juvenis das várias freguesias do concelho. Esse diagnóstico permitiu mapear preocupações centrais e estruturar o programa de trabalhos, transformando o evento num espaço de auscultação e participação pública direta.
Os trabalhos arrancam às 14h30 com o acolhimento dos inscritos, seguindo-se, às 15h00, a apresentação pública da Estratégia Municipal da Juventude. A partir das 15h30, os participantes serão divididos em quatro laboratórios temáticos para debate de propostas concretas.
Eixos de Trabalho e Diálogo com o Executivo
Os laboratórios de trabalho concentram-se em quatro áreas identificadas como prioritárias para os jovens de Esposende:
- Conselho Municipal da Juventude: Análise e otimização do funcionamento do órgão consultivo local.
- Casa da Juventude: Definição do modelo e funcionalidades do futuro equipamento municipal.
- Empreendedorismo Jovem: Dinamização do ecossistema de inovação e apoio à fixação de talento.
- Habitação e Autonomia: Discussão de soluções para os desafios do acesso à habitação e emancipação jovem.















