Muitos se questionaram sobre os contentores instalado no antigo acesso da EN13, lado norte, havendo já quem apontasse à construção do Parque da Cidade de Esposende. Mas não.
O E24 soube, através de fonte da Câmara Municipal, que os contentores foram ali instalados pela IP. A obra terá a sua fase alta em setembro e pretende resolver os visíveis sinais de degradação.
O investimento previsto é de 2,5 milhões de euros.
Aliás, a Câmara de Esposende, assim como utentes em geral e toda a comunidade política, social e cultural local, vinha alertando para os problemas da ponte histórica e atualmente momento de interesse público (Categoria: IIP – Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 1/86 DR, 1ª Série, nº 2 de 03 janeiro 1986) propriedade do Estado.
Curiosidades da Ponte de Fão
Antes da EN13, a via chamava-se “Estrada Real” que ligava o Porto a Viana do Castelo. A ponte tem um comprimento 267 metros, dividido em 8 tramos, cada um com 38,5 m assentes sobre 7 pilares construídos em alvenaria, que descem até 15 m de profundidade.
Antes do alcatrão, o tabuleiro era de madeira (carvalho, pinho e choupo).
A morada da ponte é “Lugar do Estaleiro” e estrutura metálica foi fabricada na Empresa Industrial Portuguesa em Lisboa, tendo os trabalhos decorrido sob orientação de um engenheiro francês de nome Reynaud. Atendendo a que nessa mesma época vivia em Barcelos o engenheiro Gustave Eiffel, é usual atribuir-se-lhe influência nesta construção, como é usual em toda a arquitectura do ferro em Portugal.
Foi inaugurada a 7 de agosto de 1892, ocasião em que recebeu o nome oficial de Ponte Luís Filipe em homenagem ao então príncipe herdeiro.