“Foi uma luta longa, determinada e participada. A população de Apúlia sabe que valeu a pena lutar”, afirmou a candidata da CDU à Câmara de Esposende à margem da reabertura da unidade de saúde de Apúlia, Esposende.
Joana Santana, que marcou presença na reabertura da pólo de saúde de Apúlia, USF EntreMarés, lembrou que a população esteve “mais de dois anos e meio sem cuidados de saúde primários”.
“A CDU, em especial o PCP, teve um papel ativo desde o encerramento da unidade, apresentando logo no dia seguinte um requerimento na Assembleia da República, onde questionou o Ministério da Saúde sobre os motivos da decisão e exigiu soluções urgentes”, recordou Joana Santana, acrescentando ainda que “durante este período, foram realizadas tribunas públicas em Apúlia e promovido um abaixo-assinado com 525 assinaturas”, entregue em junho de 2023 ao então presidente do Agrupamento de Centros de Saúde, Fernando Ferreira.
Apesar da reabertura, a CDU alerta que os meios continuam insuficientes.
“Os centros de saúde de Apúlia e Fão não podem continuar com horários reduzidos. São necessários mais profissionais e mais investimento”, defende Joana Santana.
A coligação critica ainda o “aproveitamento eleitoralista” da inauguração, sublinhando a proximidade das eleições autárquicas, que se realizam em outubro. Ainda assim, reitera o seu compromisso com um Serviço Nacional de Saúde público e de qualidade, afirmando que “a saúde não pode ser um negócio”.
A CDU garante que “continuará ao lado da população na defesa dos seus direitos”.

