E24

Esposende: Quem tem diabetes tem um programa de ajuda ao bem-estar físico

Tem entre 50 e 65 anos e tem diabetes tipo 2? Então vá ao Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica de Forjães, onde três vezes por semana há um programa que ajuda a melhorar o seu bem-estar físico.

Isto porque o município de Esposende, em parceria com o ACES Cávado III – Barcelos/Esposende, está a dinamizar o programa Diabetes em Movimento.

“Trata-se de um programa comunitário de exercício físico, dirigido a pessoas com diabetes tipo 2, com idades compreendidas entre os 50 e os 65 anos, e que visa aumentar os níveis de atividade física, melhorar o controlo glicémico, diminuir o risco cardiovascular, melhorar a aptidão física e aumentar a qualidade de vida”, esclareceu em comunicado a autarquia.

Assim, através deste programa, são asseguradas três sessões de exercício físico por semana, com base numa estrutura pré-definida, compreendendo Aquecimento (10 minutos), Exercício Aeróbio (30 minutos), Exercício Resistido (5 a 20 minutos), Exercício de Agilidade e Equilíbrio (10 a 25 minutos) e Retorno à Calma (5 minutos).

Pareceu-lhe muito? Nada como experimentar! As sessões realizam-se no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica de Forjães, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 18h30 e as 20h00, até ao próximo mês de junho.

Depois o programa entra em “espécie de férias de verão” e será retomado em outubro, prolongando-se até junho de 2024.

Publicidade