A cidade de Esposende deu um passo significativo rumo à mobilidade sustentável com a inauguração de 25 novos postos de carregamento para veículos elétricos.
A iniciativa, promovida pelo município, conta com o apoio da Galp Mobilidade Elétrica e visa garantir a cobertura integral do concelho, fomentando a adoção de soluções amigas do ambiente.
Nuno Maria Bonneville, representante da Galp Mobilidade Elétrica, destacou a importância do projeto e “um exemplo prático das várias tipologias de utilização para diferentes utilizadores”.
“É uma forma de não deixarmos ninguém para trás. O que está aqui a ser feito é um exemplo prático de como estas infraestruturas permitem várias tipologias de utilização e servem diferentes tipos de utilizadores. São atos como este que oferecem às famílias e às empresas a confiança necessária para avançarem na transição energética e transformarem as suas frotas”, frisou
Guilherme Emílio, presidente da Câmara de Esposende, sublinhou o impacto positivo da iniciativa.
“Representa um passo decisivo para a promoção da mobilidade sustentável, alinhando-se com os desafios globais da descarbonização e as ambições do nosso município de ser um território inteligente”, referiu.
Estes 25 postos, que se traduzem em 50 tomadas de carregamento, estão distribuídos por todas as freguesias do concelho.
“Garantindo uma cobertura de 100%”, frisou o edil de Esposende.
Entre os postos inaugurados, oito são de carregamento rápido, com uma potência de 100 kVA, permitindo um abastecimento mais ágil e eficiente.
“Esta infraestrutura aumenta a conveniência e a acessibilidade para todos aqueles que escolheram a mobilidade elétrica”, acrescentou Guilherme Emílio.
Com esta iniciativa, Esposende reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, incentivando uma transição energética justa e acessível para toda a população.




