O Município de Esposende aprovou o lançamento do concurso público para a execução da segunda fase das obras de reconstrução e ampliação da Escola Secundária Henrique Medina, num investimento de 18,5 milhões de euros.
A decisão foi tomada em reunião de Câmara, destacando-se como uma das maiores intervenções no concelho, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O presidente da Câmara, Guilherme Emílio, destacou a relevância da obra para a comunidade escolar e o concelho. “Este investimento reflete o compromisso municipal com a educação e o bem-estar da população, proporcionando uma escola moderna e funcional”, afirmou.
Foram requalificadas a zona administrativa, papelaria e biblioteca, além da construção de um novo auditório e da ampliação da cantina escolar. A intervenção incluiu ainda a demolição do Bloco D e a ampliação do parque de estacionamento.
A segunda fase prevê a requalificação integral desta escola de Esposende, abrangendo demolições, novas edificações, remodelações e arranjos exteriores. Haverá ampliação das salas de aula, melhorias na cozinha e bar, requalificação do pavilhão gimnodesportivo, incluindo um ginásio, e a construção de um novo edifício.
Todos os espaços exteriores e infraestruturas prediais serão modernizados, garantindo ligações interiores entre os edifícios.
Com esta intervenção, a Escola Secundária Henrique Medina em Esposende “passará a dispor de instalações de excelência, promovendo a qualidade do ensino e o desenvolvimento de atividades escolares, desportivas e culturais no concelho”, refere o edil.