e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler (vídeo) Restaurantes de Esposende vão lutar pelo “Tacho de Ouro” no Março com Sabores do Mar
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Lifestyle > (vídeo) Restaurantes de Esposende vão lutar pelo “Tacho de Ouro” no Março com Sabores do Mar
Lifestyle

(vídeo) Restaurantes de Esposende vão lutar pelo “Tacho de Ouro” no Março com Sabores do Mar

Nuno Cerqueira
26 de Fevereiro de 2026 16:16
Nuno Cerqueira
7 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
Marco com Sabores do Mar Esposende
Foto: Nuno Cerqueira
Partilhar

A 27.ª edição do “Março com Sabores do Mar” vai voltar a colocar Esposende no mapa da gastronomia atlântica, ao longo de todo o mês, com uma programação que cruza restauração, ciência, cultura e educação alimentar.

A novidade deste ano é o “Tacho de Ouro”, uma classificação que um júri independente vai atribuir, acabando desta forma com o concurso que existia.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por E24 || Porque é notícia (@e24.pt)

O evento envolve 47 restaurantes e 25 padarias e pastelarias, além de escolas, cantinas e museus do concelho.

A vereadora Fátima Escrivães sublinhou que o objetivo passa por “descobrir Esposende através da sua gastronomia atlântica”, promovendo pratos de peixe e marisco, mas também os produtos agrícolas locais integrados no programa ESlocal.

“Temos mar, mas também temos campo. Não podemos esquecer os nossos hortícolas”, destacou.

Uma das novidades é a reformulação do modelo de avaliação. O concurso dá lugar a uma classificação por ‘Tacho de Ouro, Prata e Bronze’, permitindo distinguir mais restaurantes. O júri irá avaliar 14 espaços em dois dias intensivos, analisando não apenas a confeção, mas também qualidade dos produtos, serviço, higiene e condições das instalações.

Março Sabores do Mar Esposende - 31
Foto: Nuno Cerqueira

José Silva, enófilo e jurado, reconheceu a evolução da restauração local.

“Os restaurantes de Esposende cresceram muito, sobretudo na escolha criteriosa dos produtos e na valorização da qualidade. O serviço é hoje fundamental, especialmente com o aumento de visitantes estrangeiros”, afirmou, lembrando que a autenticidade da cozinha tradicional é um trunfo junto de mercados como o norte-americano.

O presidente da Câmara, Carlos Silva, classificou o evento como “um evento cultural”, defendendo que a alimentação é mais do que um ato fisiológico: “É experiência, é identidade, é memória.” O autarca alertou para a necessidade de reforçar a sustentabilidade alimentar, lembrando que Portugal continua dependente de importações, apesar da riqueza marítima e agrícola.

“Quem tem mar nunca é pequeno”, afirmou, defendendo a valorização do pescado local e a diversificação do consumo, para além da sardinha, polvo e do bacalhau. O edil chamou ainda a atenção para a falta de literacia alimentar nas gerações mais novas e para a necessidade de educar as crianças para o consumo regular de peixe.

Março Sabores do Mar Esposende - 31
Foto: Nuno Cerqueira

A programação do #msm

A programação estende-se por todo o mês e inclui exposições como “Rede” (1 a 31) e “Projeto Sargaçum” (14 a 31), encontros científicos sobre algas, tertúlias como “Sabedoras: Matriarcas da Nossa Cozinha” e iniciativas dedicadas ao Dia Internacional da Mulher.

Na vertente competitiva, destacam-se o desafio culinário “Desgraçe na Cozinha” (15 de março), o concurso “Jovem Gastrónomo dos Sabores do Mar”, a final do “Fish Chef” e o envolvimento de 17 cantinas no projeto “Cantinas Sustentáveis com Sabores do Mar”.

Há ainda espaço para recriações gastronómicas, como o “Jantar com Manuel de Boaventura”, para a feira “Páscoa ESlOCAL”, dedicada a produtos endógenos, e para ações pedagógicas como “Salvar o Planeta à Mesa” e “Street Fish Food”.

O município promove também a campanha “Leva-me Contigo”, contra o desperdício alimentar na restauração, incentivando os clientes a levarem as sobras das refeições.

Para a autarquia, o evento deve mobilizar não apenas visitantes, mas sobretudo a população local.

“Temos de deixar isto melhor do que recebemos”, afirmou Carlos Silva, sublinhando que sustentabilidade, sazonalidade e valorização do produto local são as bases de uma estratégia que quer afirmar Esposende como referência nacional na gastronomia ligada ao mar.

 

ETIQUETAS:EsposendegastronomiamsmportugalprincipalturismoVideo

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Cinema: Park Chan-wook preside ao júri de Cannes Cinema: Park Chan-wook preside ao júri de Cannes
Notícia seguinte Braga Plataforma Bridges4Health lança estratégia para inovação na Saúde Braga: Plataforma Bridges4Health lança estratégia para inovação na Saúde
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Esposende 28.a Festa do Idoso reuniu mais de 2.000 pessoas de todo o concelho no Santuario de Fatima
Esposende: 28.ª Festa do Idoso reuniu mais de 2.000 pessoas de todo o concelho no Santuário de Fátima
Esposende Litoral
16 minutos atrás
Famalicao Colisao entre carro e camiao na EN14 em Vale Sao Cosme faz dois feridos ligeiros e1789721431390
Famalicão: Colisão entre carro e camião na EN14 em Vale São Cosme faz dois feridos ligeiros
Famalicão Ave
20 minutos atrás
Vila Verde IV Feira da Saude promove rastreios gratuitos e palestras na Adega Cultural
Vila Verde: IV Feira da Saúde promove rastreios gratuitos e palestras na Adega Cultural
Vila Verde Cávado
32 minutos atrás
Braga Buzinao nesta quinta feira junto a Bosch e Aptiv contra a inflacao e por melhores salarios e1789665359718
Braga: PCP realizou buzinão de protesto contra o aumento do custo de vida junto à Bosch e Aptiv (Vídeo)
Braga Cávado
16 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

esposende apulia erosao costeira cedovem pedrinhas fao casas
EsposendeLitoral

Esposende: (c/vídeo) Estas são as próximas casas que o mar vai levar

7 meses atrás
5c8e3366 42f7 4429 9b50 1b448bd15ac1
CávadoEsposende

CDU denunciou graves problemas na freguesia de Gandra e promete luta “freguesia a freguesia”

4 anos atrás
mobilidade barcelos bicicleta - 1
BarcelosCávado

Barcelos: Sessão pública debateu problemas e soluções para a mobilidade

8 meses atrás
Acidente auto estrada noite - 1 A7 guimaraes famalciao
FamalicãoAve

A7: Mulher morre atropelada após colisão entre viaturas em Famalicão

8 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Asel em Braga: Homem pede indemnização de 6 mil euros a ex-mulher por violência doméstica e mutilação genital
  • António Marques em As praias são de todos. O abandono também?

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up