e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Famalicão quer mexer no nó mais caótico da Variante Nascente e já chamou o ministro
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Ave > Famalicão > Famalicão quer mexer no nó mais caótico da Variante Nascente e já chamou o ministro
FamalicãoAve

Famalicão quer mexer no nó mais caótico da Variante Nascente e já chamou o ministro

Redação E24
18 de Maio de 2026 14:55
Redação E24
4 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
2 minuto(s) de leitura
Famalicão Variante Nascente Calendário Mário Passos Miguel Pinto Luz trânsito metrobus Guimarães EN14 A7
Partilhar

A Câmara de Famalicão quer avançar com uma solução para aliviar o trânsito no acesso Sul da Variante Nascente, na freguesia de Calendário, uma das zonas com maior pressão rodoviária do concelho.

Em cima da mesa está a construção de uma nova ligação — aérea ou subterrânea — entre a Estrada Nacional 14 e a Variante Nascente.

O assunto chegou esta semana ao Governo.

O presidente da autarquia, Mário Passos, reuniu-se em Lisboa com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, que assumiu o compromisso de encaminhar para a Infraestruturas de Portugal (IP) a realização de um estudo de viabilidade sobre a alteração ao traçado.

A intenção da autarquia é reduzir os constrangimentos diários sentidos naquela entrada da cidade, marcada por filas frequentes e elevada circulação automóvel, sobretudo nas horas de ponta.

Mas a reunião não ficou apenas centrada no trânsito urbano. Mário Passos voltou também a pressionar o Governo para considerar prioritária a ligação por metrobus entre Vila Nova de Famalicão e Guimarães, defendendo que o corredor entre os dois concelhos já tem dimensão populacional, económica e industrial suficiente para justificar uma solução de transporte coletivo de maior capacidade.

“O corredor Famalicão-Guimarães apresenta características demográficas, económicas e territoriais que justificam plenamente esta solução de transporte coletivo moderno, eficiente e sustentável”, defendeu o autarca.

Atualmente presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Ave, Mário Passos considera que o projeto deve ser pensado numa lógica regional e articulado com outros sistemas de mobilidade e infraestruturas do Norte do país.

Além destes temas, o edil famalicense voltou ainda a insistir junto do ministro em dois dossiês que continuam sem resolução: a passagem da Avenida 9 de Julho para o domínio público municipal e a criação de um novo nó de ligação à A7 na zona de Fradelos.

ETIQUETAS:A7calendárioEN14FamalicãoGuimarãesMário PassosmetrobusMiguel Pinto LuzprincipalTransitovariante nascente

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Vila Verde Município investe mais de 460 mil euros na requalificação da Escola Básica de Gême Vila Verde: Município investe mais de 460 mil euros na requalificação da Escola Básica de Gême
Notícia seguinte Barcelos Banda folk Trevo de Cordas é semifinalista no prestigiado Concurso Runas Barcelos: Banda folk “Trevo de Cordas” é semifinalista no prestigiado Concurso Runas
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Esposende 28.a Festa do Idoso reuniu mais de 2.000 pessoas de todo o concelho no Santuario de Fatima
Esposende: 28.ª Festa do Idoso reuniu mais de 2.000 pessoas de todo o concelho no Santuário de Fátima
Esposende Litoral
24 minutos atrás
Famalicao Colisao entre carro e camiao na EN14 em Vale Sao Cosme faz dois feridos ligeiros e1789721431390
Famalicão: Colisão entre carro e camião na EN14 em Vale São Cosme faz dois feridos ligeiros
Famalicão Ave
28 minutos atrás
Vila Verde IV Feira da Saude promove rastreios gratuitos e palestras na Adega Cultural
Vila Verde: IV Feira da Saúde promove rastreios gratuitos e palestras na Adega Cultural
Vila Verde Cávado
40 minutos atrás
Braga Buzinao nesta quinta feira junto a Bosch e Aptiv contra a inflacao e por melhores salarios e1789665359718
Braga: PCP realizou buzinão de protesto contra o aumento do custo de vida junto à Bosch e Aptiv (Vídeo)
Braga Cávado
16 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

PDM Braga
BragaCávado

Braga: Está tudo aqui. Eis as questões, os documentos, dúvidas e respostas do PDM

9 meses atrás
Loja social esposende
EsposendeCávado

Esposende: Loja Social celebrou 13 anos de “solidariedade em comunidade”

2 anos atrás
incendio albergaria-a-velha PJ viana chafe
BragaFafeGlobalGuimarães

Minho: PJ detém jovem por cinco crimes de incêndio florestal em Fafe e Guimarães

1 ano atrás
quebra mar Esposende
CávadoEsposende

Esposende: Restos do quebra mar “incomodam” mas estes vão ser “totalmente removidos”

3 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Asel em Braga: Homem pede indemnização de 6 mil euros a ex-mulher por violência doméstica e mutilação genital
  • António Marques em As praias são de todos. O abandono também?

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up