e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Festival de Teatro Ibérico regressa ao Porto a 10 de maio e vai passar em Viana com “Moria”
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Lifestyle > Festival de Teatro Ibérico regressa ao Porto a 10 de maio e vai passar em Viana com “Moria”
Lifestyle

Festival de Teatro Ibérico regressa ao Porto a 10 de maio e vai passar em Viana com “Moria”

Redação E24
11 de Abril de 2023 13:35
Redação E24
Publicado a 11 de Abril de 2023
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
Partilhar

– Publicidade –

“Este ano entendemos em conversas, olhando para os artistas, olhando para o estado de alma dos nossos parceiros […], que deveríamos durante este ano […] trabalhar os temas ‘Trauma e Bravura’”, declarou o diretor artístico do FITEI, Gonçalo Amorim, durante a conferência de imprensa de apresentação da programação do festival, nas caves de vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia.

Gonçalo Amorim explicou que o tema “Trauma” surge por causa da sequência de “três traumas seguidos: a crise migratória com muita gente a morrer antes de chegar à Europa, a pandemia e a guerra na Ucrânia”.
Por seu lado, o tema da “Bravura” tanto pode relacionar-se com a bravura da “mãe que agarra o filho nos braços para atravessar na balsa o Mediterrâneo”, como da “mãe solteira de Portugal que tem três empregos para aguentar o barco”, acrescentou o diretor artístico do festival, que vai acontecer também em Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo.

A 46.ª edição do FITEI arranca a 10 de maio com o espetáculo “#5 Bochizami”, uma criação de Flávia Gusmão, em coprodução com o FITEI, que se estreia no subpalco do Rivoli, no Porto.

“É a terceira parte de uma trilogia que ela [Flávia Gusmão] dedica a uma ativista cultural e artista cabo-verdiana Samira Pereira (1976- 2021), que morreu de covid-19 durante a crise pandémica”, disse Gonçalo Amorim.

Trata-se de um “’travelling’ sobre a paragem do tempo que é o luto. É um ‘travelling’ pelas memórias individuais e coletiva, reais ou ficcionadas”, lê-se no dossiê de imprensa entregue aos jornalistas.
No dia 11, no Teatro Carlos Alberto, no Porto, chega o espetáculo “Cosmos”, de Cleo Isabel, Isabél Zuaa e Nádia Iracema.

A interpretação de “Hamlet”, de Chela de Ferrari vai levar um grupo de pessoas com síndrome de Down ao palco do Teatro Nacional São João, no Porto, no dia 12 de maio.

Segundo Gonçalo Amorim, a peça da companhia peruana é uma estreia nacional, que tem como ponto de partida a pergunta sobre a existência “Ser ou não ser”, que é construída a partir do texto de Shakespeare e a vida dos atores, e o que significa ser para as pessoas que não conseguem encontrar espaços onde não são consideradas.

“Moria”, do espanhol Mario Veja, é outra estreia nacional, e conta a história de duas refugiadas e suas famílias que são forçadas a fugir do seu país e que se baseia em testemunhos reais filmados no campo de refugiados de Moria, na Grécia, com a supervisão de Nicolas Catellano, um jornalista que passou os últimos 20 anos a fazer reportagens sobre movimentos migratórios forçados e direitos humanos.

O espetáculo chega ao Porto e segue para Viana do Castelo, para o Teatro Sá de Miranda, a 21 de maio.

A estreia absoluta de “Piloto”, uma coencenação de Joana Magalhães, Mafalda Lencastre e Maria Inês Marques, em coprodução com o FITEI, é outra peça em destaque da organização do festival, que vai ser acolhida no Teatro Campo Alegre.

A peça reúne um grupo multidisciplinar para projetar um parque de diversões temático que permite experienciar a adrenalina de forma controlada, “um simulacro do que poderia ser a vida real caso tudo corresse bem”, lê-se no dossiê de imprensa.

“O Sistema”, de Cristina Planas Leitão, “Limbo” de Victor Oliveira, “Subterrâneo, um Musical obscuro”, dos portugueses Má-Criação com os brasileiros Foguetes Maravilha e Dimenti, “Ibérica setor 5”, da companhia Visões Úteis, ou “Se eu fosse Nina”, de Rita Calçada Bastos, inspirada em “A Gaivota” de Tchekov, são outros dos destaques do FITEI 2023.

O festival tem também uma programação musical e apresenta projetos com várias escolas do Porto, terminando no dia 21 de maio.

 

ETIQUETAS:destaquemoriaViana do Castelo

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Z62 4937 Viana: Ler para reforçar simbiose entre cultura e educação
Notícia seguinte 3d3471d1 984b 4c92 b052 9acdf34aa342 Braga: Acidente na EN103 a envolver trator faz um ferido grave

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

IMG 1775
UPS Ofir anuncia reabertura com Mëstiza
Lifestyle
25 de Maio de 2025
IMG 1774
Andebol: Ícone treinador em Guimarães. Faleceu Dimitar Nikolov
eSports
25 de Maio de 2025
IMG 1754
ANA.VI Group prevê faturamento de 10 milhões de euros em 2025
Business
25 de Maio de 2025
Arsenal
Futebol: Arsenal bate Barcelona e é campeão europeu
eSports
24 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Esposende em Esposende: É oficial. CDS-PP apoia Carlos Silva e Alberto Figueiredo nas autárquicas
  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up

Notificações