A ginasta olímpica Filipa Martins foi nomeada para o prémio de melhor ginasta feminina europeia de 2024, atribuído pela European Gymnastics.
A atleta portuguesa, de 28 anos, que recentemente anunciou o final da sua carreira, fez história ao ser a primeira ginasta artística nacional a qualificar-se para uma final do all-around nos Jogos Olímpicos de Paris.
Ligada ao ACRO Clube da Maia nos últimos cinco anos, Filipa Martins está entre as cinco finalistas ao galardão, ao lado de Alice D’Amato (Itália), Valentina Georgieva (Bulgária), Bryony Page (Grã-Bretanha) e Darja Varfolomeev (Alemanha).
A European Gymnastics justificou a nomeação destacando a sua influência no desporto.
“Filipa Martins ganhou o prémio SmartScoring Shooting Star 2024, em Rimini, pela sua dedicação à ginástica e inspiração para jovens atletas. Representou Portugal pela terceira vez nos Jogos Olímpicos, alcançando o melhor resultado nacional de sempre ao terminar no 20.º lugar da final geral”, afirmam.
As votações (AQUI) estão abertas ao público até ao dia 26. José Carlos Ribeiro, presidente do ACM, expressou o orgulho pela nomeação: “É uma justa homenagem a uma carreira ímpar na ginástica portuguesa. Esperamos que os portugueses votem e reconheçam o seu valor.”