A equipa de Barcelos viu a jovem Beatriz Costa surpreender a todos ao garantir a pole-position na categoria X30 Mini, enquanto Luís Fernandes também mostrou resiliência na categoria Cadete 4T.
Na categoria principal, a X30 Sénior, Pedro Cachada e Francisco Costa também apresentaram um desempenho positivo em um pelotão altamente competitivo, composto por mais de trinta participantes.
A quarta e penúltima jornada do CPK foi um verdadeiro desafio para a PLC Karting, que continuou a apoiar quatro jovens promessas do Karting nacional: Luís Fernandes (Cadete 4T), Beatriz Costa (X30 Mini), Pedro Cachada (X30 Sénior) e Francisco Costa (X30 Sénior).
Com a incorporação de alguns novos elementos técnicos em sua estrutura, a equipe liderada por Nuno Cachada sempre buscou as melhores afinações em cada uma das três categorias em que estava envolvida, mas foi condicionada por alguns contratempos que exigiram determinação e resiliência de seus pilotos.
Na categoria Cadete 4T, em um fim de semana de intenso calor em Braga, Luís Fernandes enfrentou uma severa indisposição no sábado, que também afetou seu desempenho no domingo.
O jovem piloto, com apenas 7 anos de idade, que ainda poderia estar competindo na categoria abaixo, a Iniciação, fez um grande esforço físico e foi recompensado com um 6º lugar na Final de sábado e o 7º lugar na Final de domingo.
Na X30 Mini, Beatriz Costa foi uma das grandes surpresas ao retornar às competições nacionais. A jovem piloto de 12 anos, que recentemente brilhou no exigente Campeonato de Espanha de Karting, na pista de Motorland Aragón, começou o fim de semana com um 14º lugar na Final de sábado, enquanto ainda se readaptava à realidade do CPK.
No domingo, Beatriz Costa mostrou todo o seu potencial e superou toda a concorrência na sessão de treinos cronometrados, garantindo a pole-position em um competitivo pelotão com quase vinte concorrentes. No entanto, um toque na manga de qualificação causou uma lesão em sua mão, e ela disputou a Final com fortes dores.
O 15º lugar na Final de domingo não reflete o verdadeiro desempenho de Beatriz Costa, que promete ser uma competidora a ser levada em conta no CPK e na Taça de Portugal.
Na X30 Sénior, a categoria principal que contou novamente com uma extensa grelha de 33 pilotos, Pedro Cachada – ex-campeão nacional Juvenil (IAME) e Júnior (Rotax) – precisou fazer uma grande recuperação na Final de sábado, conseguindo ultrapassar 10 pilotos para terminar na 20ª posição.
Sendo o piloto mais jovem de todo o pelotão, com apenas 13 anos, ele nunca desistiu, e na Final de domingo, conseguiu recuperar mais seis posições, terminando na 16ª colocação. Seu companheiro de equipe, Francisco Costa, voltou à competição no Campeonato de Portugal nesta temporada, após disputar o Campeonato de Espanha.
O jovem piloto de Barcelos enfrentou alguns problemas mecânicos que o impediram de mostrar todo o seu potencial.
Mesmo assim, o talento de Francisco Costa ficou evidente com a recuperação de 8 posições na Final de domingo, onde terminou em 24º lugar, após sair da parte de trás do pelotão, devido a um acidente que sofreu na segunda manga de qualificação.
A PLC Karting realizará agora testes na pista de Braga, fazendo uma avaliação técnica sobre a jornada do CPK e preparando-se da melhor forma possível para a Taça de Portugal de Karting, que também será disputada no histórico circuito minhoto, nos dias 14 e 15 de outubro. Antes disso, nos dias 16 e 17 de setembro, a equipe de Barcelos encerrará sua participação no CPK na pista de Leiria.