E24
marcelo desmaia PR

Marcelo Rebelo de Sousa desmaia durante visita a universidade

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal, foi transportado para o Hospital de Santa Cruz, em Oeiras, após sofrer uma indisposição durante uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no campus da Costa de Caparica, hoje no concelho de Almada.

A visita não estava na agenda oficial do chefe de Estado, sendo realizada a título pessoal. Os meios de socorro foram prontamente deslocados para o local e, por precaução, Marcelo Rebelo de Sousa foi encaminhado para o Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, onde está a realizar exames.

Assim que teve conhecimento do sucedido, o primeiro-ministro interrompeu uma visita a uma fábrica em Nelas para se informar, por telefone, sobre o estado de saúde do Presidente da República.

O Chefe da Casa Civil informou os jornalistas de que o chefe de Estado ainda está a fazer exames, acrescentando que Marcelo estava bem-disposto antes da visita e que a indisposição poderá ter sido uma quebra de tensão.

Esta não é a primeira vez que Marcelo Rebelo de Sousa, de 74 anos, desmaia num evento público.

Em junho de 2018, durante uma visita à Basílica do Bom Jesus, em Braga, o Presidente sentiu-se mal, desmaiou e foi levado para o hospital por precaução, sendo diagnosticada uma gastroenterite aguda.

Além disso, Marcelo foi submetido a três cirurgias desde 2018.

A 28 de dezembro de 2018, foi operado de urgência a uma hérnia umbilical no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, o que o obrigou a cancelar toda a sua agenda até ao final do ano e a abrandar o ritmo nas semanas seguintes.

A 15 de dezembro de 2021, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, foi submetido a uma cirurgia “bem-sucedida” para tratar duas hérnias inguinais. Além disso, a 30 de outubro de 2019, passou por um cateterismo cardíaco programado no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras.

Atualmente, aguarda-se por mais informações sobre o estado de saúde do Presidente da República, que está a ser acompanhado pelos profissionais médicos do Hospital de Santa Cruz.

Publicidade