e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Marcelo Rebelo de Sousa apela à “unidade” locais e internacionais
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Marcelo Rebelo de Sousa apela à “unidade” locais e internacionais
Global

Marcelo Rebelo de Sousa apela à “unidade” locais e internacionais

Nuno Cerqueira
1 de Janeiro de 2025 21:47
Nuno Cerqueira
2 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
marcelo rebelo de sousa
Partilhar

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enfatizou hoje, na mensagem de Ano Novo, a importância de uma abordagem unificada para enfrentar os desafios que o país e o mundo enfrentam.

O chefe de Estado destacou que os próximos anos, especialmente 2024, serão cruciais na definição do futuro de Portugal, sublinhando que “os caminhos que escolhermos vão determinar muito do que será o ano”.

Em um contexto global marcado por tensões, o presidente mencionou as “duas principais guerras” que afetam a estabilidade mundial e a recuperação das economias, que, segundo ele, se mantêm frágeis, apesar de uma descida dos preços.

O presidente Marcelo também abordou a questão da dignidade humana, lembrando que “a dignidade das pessoas está a ser ignorada” em várias partes do mundo. Apelou à colaboração com a União Europeia e outras potências globais para garantir que os direitos e o respeito pelas situações humanitárias sejam priorizados.

“A aliança entre os Estados Unidos e a União Europeia é fundamental”, afirmou, enfatizando que essa união é vital tanto para a estabilidade da Europa quanto para a Federação Russa.

Marcelo Rebelo de Sousa ressaltou a necessidade de Portugal fortalecer suas alianças e não depender exclusivamente de parcerias externas.

“Devemos estar preparados para uma situação complexa”, disse ele, referindo-se à necessidade de o país se recuperar economicamente e corrigir as fragilidades existentes nas suas estruturas sociais e políticas.

O presidente fez um apelo à necessidade de investimento em conhecimento e reformas estruturais que abordem as desigualdades económicas e sociais.

O presidente da República recordou a importância de olhar para o futuro, especialmente ao se aproximar do 50º aniversário do 25 de Abril.

“Precisamos de menos pobreza”, declarou, referindo-se ao impacto da pobreza que afeta cerca de 2 milhões de portugueses. Sublinhou que a luta por maior igualdade social e territorial deve continuar, assim como o investimento em áreas críticas como educação, saúde e habitação.

Marcelo Rebelo de Sousa também fez uma análise sobre a disparidade geracional, alertando para a crescente distância entre os jovens que avançam e os mais velhos que enfrentam dificuldades.

“Temos de garantir que todos, independentemente da idade, tenham oportunidades de crescimento e melhoria nas suas condições de vida”, afirmou, defendendo que a recuperação económica deve beneficiar todos os portugueses.

No que diz respeito à gestão financeira do país, o presidente destacou a importância de um orçamento sólido e responsável.

“Precisamos de consolidar os 16 mil milhões de euros que temos disponíveis para os próximos dois anos”, disse ele, enfatizando a necessidade de utilizar esses recursos de forma eficaz para garantir um futuro mais estável.

Marcelo também fez um apelo à renovação da democracia em Portugal, destacando que é necessário garantir estabilidade, acessibilidade e respeito em todas as esferas da sociedade.

“Não podemos deixar de lado o papel das mulheres no combate à corrupção e na promoção da tolerância”, afirmou, enfatizando a importância do diálogo e da recusa à violência em todas as suas formas.

Por fim, o Presidente lembrou a todos que, apesar dos desafios, “nunca perdemos nada ao longo da nossa história”, ressaltando a importância de aprender com o passado. “O povo será o juiz supremo da nossa resposta perante os desafios que enfrentamos”, concluiu, referindo-se às eleições para o poder local que se aproximam e à necessidade de um compromisso coletivo para garantir um futuro melhor para todos os portugueses.

As declarações de Marcelo Rebelo de Sousa refletem não apenas a complexidade da situação atual, mas também uma visão esperançosa para o futuro, onde a unidade, a justiça e a dignidade humana são pilares essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

ETIQUETAS:e24Marcelo rebelo de Sousaportugalprpresidente da repúblicaprincipal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior incendio belinho - 1 esposende Esposende: Incêndio em salamandra mobilizam bombeiros para Belinho
Notícia seguinte ULSAM hospital viana Ponte de Lima Monção Alto Minho: É de Ponte de Lima a primeira “Bebé do Ano” no Hospital de Viana do Castelo
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

detido e24
Porto: PJ detém jovem de 23 anos em flagrante delito por pornografia de menores
Global
1 minuto atrás
Braga Projeto School Bus com investimento de 18 milhoes de euros apoia mobilidade de mais de 200 mil alunos
Braga: Projeto ‘School Bus’ com investimento de 1,8 milhões de euros apoia mobilidade de mais de 200 mil alunos
Braga Cávado
2 minutos atrás
Braga Centro Civico de Palmeira acolhe comedia As Mulheres de Valentino Jose este sabado
Braga: Centro Cívico de Palmeira acolhe comédia “As Mulheres de Valentino José” este sábado
Braga Cávado
6 minutos atrás
Vodafone Portugal distinguida como Top Employer 2026 no setor das telecomunicacoes
Vodafone Portugal distinguida como “Top Employer 2026” no setor das telecomunicações
Business
7 minutos atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Arcos de Valdevez
Business

Arcos de Valdevez lança centro para a nova indústria do Alto Minho com investimento de 2,7 ME

1 ano atrás
Barcelos
BarcelosCávado

Barcelos: Animação de Páscoa com contos, concertos e ovos

2 anos atrás
esposende pedalar sem idade
EsposendeLitoral

Esposende lança “Pedalar Sem Idade” e traz para o concelho um movimento global que nasceu na Dinamarca

6 meses atrás
joao rodrigues braga - 1
BragaCávado

ATRQ25: “Conseguimos Mais. Agora, Queremos Melhor” diz o candidato João Rodrigues em Braga

2 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Asel em Braga: Homem pede indemnização de 6 mil euros a ex-mulher por violência doméstica e mutilação genital
  • António Marques em As praias são de todos. O abandono também?

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up