Com a participação de atletas de 19 nacionalidades, a prova conta com cerca de dois mil inscritos em duas distâncias: a corrida clássica de 21 km e uma caminhada de 6 km sem fins competitivos.
Este ano, a Meia Maratona de Braga será também o palco do Campeonato Nacional de Masters da ANAV (Associação Nacional Atletismo Veterano), tornando-se a maior prova desta distância para este escalão em Portugal.
Segundo Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga (CMB), a realização da Meia Maratona “é uma aposta ganha”, que corresponde” a uma aspiração dos próprios bracarenses que há muito vinham manifestando a vontade de que a cidade tivesse uma prova com estas características”.
“Além disso, o evento tem uma vertente turística desportiva importante, atraindo praticantes de todo o país e além-fronteiras”, disse a vice da CMB.
No entanto, os condicionamentos de trânsito inerentes à prova afetarão a normal circulação na cidade. As medidas de trânsito incluem proibição de estacionamento e trânsito automóvel em algumas áreas da cidade, entre as 08h00 do dia 29 de Março e as 16h30 do dia 2 de Abril.