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Minho: Burlas informáticas e nas comunicações crescem nos distritos de Braga e Viana

Nuno Cerqueira
11 de Março de 2024 10:46
Nuno Cerqueira
Publicado a 11 de Março de 2024
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8 minuto(s) de leitura
GNR BURLAS informática e comunicações
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Os distritos de Braga e Viana do Castelo não fogem a este crescente fenómeno deste tipo de burla.

Por exemplo, no distrito de Braga em 2022 registaram-se 1455 burlas e em 2023 o número aumentou para 1662.

Destaques da Notícia
Os distritos de Braga e Viana do Castelo não fogem a este crescente fenómeno deste tipo de burla.Quais as medidas preventivas?E no MB Way é sempre um contacto com a vítimaFormas de burla no MB WayNuma outra possibilidadePara compras na internet de forma segura, a GNR dá estes conselhosE nas vendas de veículosConselhos para que seja evitadas BurlasEm caso de Burla

Já no distrito de Viana do Castelo o número de burlas em 2022 foi de 587 e em 2023 de 612.

Face a este fenómeno das burlas informáticas e de comunicações, a GNR alerta para “a necessidade de sensibilizar os diferentes públicos-alvo para os diferentes tipos de burla”.

Em 2022, foram registados pela Guarda 17 969 crimes de burla, onde predominam as burlas informáticas e nas comunicações com 6 518 ocorrências e burlas com fraude bancária com 2 630 registos.

No ano 2023, verificou-se um aumento face ao ano de 2022, registando-se 21 548 crimes de burla, destacando-se a burla informática e nas comunicações com 7 303 ocorrências e burla com fraude bancária com 3 079 registos.

Os distrito do Porto, Setúbal e Lisboa são os mais afetados, pese embora existam ocorrências dispersas por todo o território nacional.

A GNR apurou que as ocorrências com mais incidência dizem respeito ao modo de atuação de compra e venda de bens, MB Way e publicações na internet.

Quais as medidas preventivas?

Atento a este tipo de ocorrências, a GNR reforça que, numa situação de compra e venda, deverá estar particularmente atento.

Não aceite métodos de pagamento que desconhece nem siga instruções de estranhos. Informe-se primeiro sobre qualquer serviço novo de pagamento junto do seu banco. Nunca adicione/associe um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece a serviços bancários. Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS.

Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS. Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade.

E no MB Way é sempre um contacto com a vítima

Nas ocorrências com recurso à plataforma MB Way, por norma, o suspeito contacta a vítima, mostrando-se interessado em comprar determinado produto que se encontra à venda online (ex: redes sociais, plataformas de venda online) e refere que pretende efetuar o respetivo pagamento através da plataforma MB Way, alegando ser uma forma mais fácil e eficaz.

burlas MB

Formas de burla no MB Way

Percebendo que os lesados desconhecem o funcionamento da aplicação, o suspeito convence-os a deslocarem-se a uma Caixa Multibanco (ATM).

Seguindo as indicações do suspeito, as vítimas acabam por associar o número de telemóvel do suspeito aos dados da sua aplicação, sendo informadas que o dinheiro ficará disponível com brevidade.

A partir desse momento, o suspeito fica com o controlo total de acesso à conta bancária da vítima, através da aplicação.

Numa outra possibilidade

Depois de conseguir que a vítima aceite receber o valor por MB WAY, o burlão seleciona, na sua aplicação, a opção “Pedir dinheiro”, em vez de selecionar a opção “Enviar dinheiro”.

A vítima, desconhecendo em pormenor o funcionamento da aplicação e encontrando-se a aguardar o envio do dinheiro, é informada pelo suspeito de que já fez a transferência e que é só aceitar. Ao selecionar a opção de aceitar, a vítima acaba por ser burlada.

As vítimas são escolhidas de forma aleatória, recaindo a escolha nos indivíduos que possuem artigos à venda nas redes sociais e em plataformas de vendas online.

Para compras na internet de forma segura, a GNR dá estes conselhos

Comprove que a loja online é segura, procure informações sobre a mesma na Internet, nomeadamente se dispõe de endereço físico, número de telefone, email e fax. Assegure-se que na página web aparece identificado o responsável da loja online e a sua localização.

Desconfie sempre das ofertas demasiado atrativas, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado. Certifique-se que o site adota medidas de segurança para garantir a privacidade dos seus dados.
Após a compra fique atento ao seu extrato bancário. Tenha um antivírus atualizado no seu computador.

Faça compras em páginas seguras. Para efetuar esta verificação, confirme que o endereço começa por “https://”.

E nas vendas de veículos

Acresce ainda informar que, a Guarda aproveita para destacar um modus operandi que atualmente se encontra menos divulgado e que está relacionado com a compra e venda de veículos.

Por norma, o suspeito deteta o veículo à venda online e contacta o vendedor, dizendo que está interessado na viatura e que gostaria de ver/testar o mesmo, marcando um dia e local para o fazer.

No hiato temporal entre o contacto e o encontro com o proprietário, o suspeito coloca a referida viatura à venda online como sendo seu, por um valor muito inferior ao preço de mercado, aumentando assim exponencialmente o interesse no veículo, conseguindo desta forma arranjar facilmente um potencial comprador interessado (terceira pessoa).

No dia da visita/teste à viatura o suspeito contata o legítimo proprietário, informando que não será ele a ver o veículo, mas sim outra pessoa, pedindo-lhe para não mencionar valores monetários.

Após a visita efetuada, o suspeito informa o legítimo proprietário que quer comprar a viatura e que lhe irá efetuar uma transferência bancária, enviando-lhe um comprovativo de transferência bancária (não efetivada).

Já na posse dos documentos do veículo, o suspeito negoceia a sua venda à pessoa que efetuou a visita ao veículo, e desta forma quando o legítimo proprietário se apercebe que a transferência bancária não foi efetivada, o suspeito já realizou a venda e mudança de propriedade do veículo para a terceira pessoa (a que efetuou a visita).

Esta é uma burla que por norma, lesa duas pessoas, o vendedor (legítimo proprietário) e comprador (terceira pessoa).

Conselhos para que seja evitadas Burlas

No que concerne aos conselhos a GNR aponta para considerar os seguintes: Confirmar a identidade do vendedor/comprador. Suspeitar de valores abaixo do valor de mercado. Suspeitar dos intermediários envolvidos no negócio.

Apurar, no momento da visita/teste, todos os pormenores do negócio. Antes de entregar a documentação do veículo, confirmar a efetividade da transferência bancária/pagamento.

Em caso de Burla

Em caso de burla, a vítima deverá denunciar o crime ao posto policial da área de residência, por forma a que se consiga adequadamente monitorizar e melhor gerir os recursos disponíveis, ou poderá apresentar a referida queixa por via eletrónica, utilizando a plataforma digital constante no endereço https://queixaselectronicas.mai.gov.pt.

“A denúncia deste tipo de crime é fundamental para auxiliar à sua monitorização”, destaca a GNR.

burlas queixa portal

ETIQUETAS:bnurlasBurlas informáticase24GNRportal das queixasqueixas

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