O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, anunciou hoje que constituiu arguidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos, e recuperou diverso material furtado, nos concelhos de Ponte de Lima e Vila Verde.
Segundo a GNR, e no âmbito de uma investigação por furto ocorrido há cerca de um mês, na localidade de São Pedro d’Arcos em Ponte de Lima, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que culminaram no cumprimento de nove mandados de busca, quatro domiciliárias e cinco em veículos.
“Permitiram apreender diverso material, destacando-se 2,5 toneladas de material de construção, nove foguetes pirotécnicos, quatro armas brancas, quatro armas de alarme, duas armas de ar comprimido, três telemóveis e diverso material e máquinas de construção.
Os quatro suspeitos dos furtos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo.
Buscas levam a plantação de cannabis
No decorrer da ação policial, no concelho de Vila Verde, nas imediações de uma das habitações, detetaram-se ainda sete pés de plantas de cannabis, tendo sido possível apurar a sua proveniência, e indiciar um suspeito pelo crime de tráfico de estupefacientes.
A ação contou com o reforço de militares do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) de Viana do Castelo, do Destacamento de Intervenção de Viana do Castelo e do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI), da GNR.
Face às caraterísticas do material explosivo, a ação contou ainda com o reforço de militares da equipa EOD (Explosive Ordnance Disposal) de Braga, que procedeu à recolha e destruição dos explosivos apreendidos.