E24
paulo gonçalves estatua

Motociclismo: Estátua de “Speedy” vai ser construída com peças mecânicas angariadas

É um projeto de colaboração entre o Município de Esposende,  Associação Speedy Forever e o artista Paulo Jorge Maria. A ideia é angariar peças mecânicas para construir a estátua de um dos maiores ídolos de Esposende e que foi vitima de acidente mortal no Dakar: Paulo Gonçalves.

A estátua será uma homenagem ao saudoso piloto carinhosamente chamado de “Speedy”. A escultura será uma representação simbólica da vida de Paulo Gonçalves” e será composta por componentes do universo mecânico.

Paulo Gonçalves, piloto natural de Esposende, deixou uma marca indelével no mundo do desporto motorizado. A trágica partida em janeiro de 2020, durante a 42ª edição do Rali Dakar na Arábia Saudita, comoveu não o seu concelho natal, mas também amantes do desporto em todo o país.

Como parte das iniciativas para preservar e honrar seu legado, a autarquia de Esposende decidiu criar uma escultura que capturasse a essência e a paixão que Paulo Gonçalves dedicou ao motociclismo.

Peças doadas vindas de todo o país

A escultura será construída a partir de peças mecânicas doadas pela população e por entusiastas de todo o país. A campanha de angariação de peças estará em andamento até 31 de outubro de 2023, e a população é convidada a contribuir com componentes e ferramentas de metal que não estejam mais em uso, mas que possam dar vida à homenagem.

A iniciativa conta com o apoio da Associação Speedy Forever, que trabalha para manter viva a memória de Paulo Gonçalves e de Paulo Jorge Maria, que vai transformar as peças numa obra de arte.

Os locais de recolha

Os locais de entrega das peças e materiais metálicos são variados, abrangendo várias regiões do país: Esposende: Associação Speedy Forever (Contacto: Patrick – 916 439 757) ou Moto Gonçalves (Contacto: Jorge Gonçalves – 914 703 901) Marco de Canaveses: Offroad Center Bianchi Prata (Contacto: 91 225 7882) Sangalhos: Crosspro (Contacto: Davide Gouveia – 919 891 000) Montalvo, Constância: Daniel Pereira (Contacto: 937 902 888) Carregado: Off Road Center Bianchi Prata (Contacto: 91 156 4347) Faro: Moto Clube de Faro (Contacto: Rui Belmonte – 919 807 208) Portimão: Autódromo Internacional do Algarve (Contacto: Rui Belmonte – 919 807 208).

 

Publicidade