E24
indisciplinarte

Braga: Indisciplin´arte vem das escolas para a Noite Branca

Mostra está patente na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva durante a Noite Branca de Braga e dá a conhecer projectos culturais desenvolvidos nas escolas de Braga.

Mostra está patente na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva durante a Noite Branca de Braga e dá a conhecer projectos culturais desenvolvidos nas escolas de Braga.

A exposição Indisciplin´arte 22.23 resulta de um projecto colaborativo inter-escolar das escolas PNA (Plano Nacional das Artes) do concelho de Braga.

Em exposição estão várias dezenas de trabalhos, resultado de projetos culturais e do programa de mediação cultural Atlas 2023, desenvolvido pelo Município de Braga e alinhado com a Estratégia Cultural Braga 2020-2030.

Ana Ferreira, chefe do Gabinete de Apoio à presidência da Câmara Municipal, esteve presente na inauguração e salientou a importância desta exposição enquanto “culminar de um trabalho que foi desenvolvido pelos agrupamentos de escolas no âmbito do Atlas, que deu a oportunidade aos alunos de trabalharem projectos colaborativos em regime de residência artística e que agregou no ano lectivo 22/23 sinergias entre escolas, entidades culturais e agentes locais, essenciais para o desenvolvimento criativo e crítico da comunidade educativa”.

Mais de 1500 alunos envolvidos

No total foram desenvolvidas oito Residências Artísticas que envolveram, ao longo de vários meses, mais de 1500 alunos dos agrupamentos de Escolas do Concelho, em projectos nas áreas da música, cinema, fotografia, dança, artes visuais.

Transformar o espaço-escola num espaço de criação artística foi o mote destas residências que proporcionaram aos jovens envolvidos experiências únicas, aproximando-os da criação e produção artística.

A cerimónia de inauguração contou também com a vereadora da Educação do Município, Carla Sepúlveda, que convidou a comunidade a visitar esta exposição, salientado que “o Município de Braga tem vindo a desenvolver um forte investimento em projectos diferenciadores que pretendem despertar a criatividade e o talento dos nossos alunos, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras”.

De 7 a 11 de setembro

Presente esteve ainda Suzana Leite, coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes (PNA). A mostra está patente entre 7 e 11 de Setembro, inserindo-se na programação da Noite Branca de Braga

Publicidade