A cerimónia realizou-se na sede da UDIPSS Braga, onde todos os membros dos Órgãos Sociais foram empossados, com destaque para o novo presidente da direção, padre José Antunes, e o vice-presidente da direção, Jorge Pereira.
A UDIPSS Braga, que representa cerca de 300 Instituições Particulares de Solidariedade Social no distrito de Braga, concentra-se em “defender e apoiar essas instituições e promover inovação, sustentabilidade e capacitação em todas as respostas sociais”.
Durante a cerimónia, o presidente da UDIPSS Braga enfatizou o compromisso de trabalhar “abertamente e inclusivamente” na busca de soluções para os problemas que afetam as associações do distrito de Braga.
“Esta nova equipa encontra-se totalmente disponível e motivada para trabalhar de forma aberta e inclusiva, na defesa de todas as instituições do distrito, cujo objetivo principal é a procura de soluções para a resolução dos problemas de todas as associadas”, afirmou o padre José Antunes, dando destaque ao compromisso de promover a formação e capacitação, estimular a inovação social e promover oportunidades de financiamento.
A nova Direção da UDIPSS Braga pretende revisitar os quadros de pessoal obrigatórios em todas as respostas sociais, em busca da modernização e inovação em suas áreas de intervenção.
A valorização dos Recursos Humanos e a profissionalização de diferentes áreas são essenciais para acompanhar a evolução dos tempos, incluindo a Gestão Financeira, Recursos Humanos, Comunicação e Marketing Social.
Além disso, a UDIPSS Braga se compromete a estimular a certificação das instituições por meio da implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade e a apoiar na execução de candidaturas para investimentos em equipamentos e novas estruturas.
Buscar novas formas de financiamento da atividade diária das instituições, através do estímulo à responsabilidade social do tecido empresarial, também está entre as prioridades da nova Direção.
A busca por oportunidades de financiamento, nacionais e comunitárias, como o PRR, PARES, Portugal 2030, Norte 2030, CCDR-N, CIM Cávado e CIM Ave, será uma parte fundamental do trabalho da UDIPSS Braga. Além disso, a nova equipe irá propor às entidades competentes que haja previsibilidade e periodicidade na abertura do PROCOOP para acordos de cooperação.
Mantendo uma abordagem colaborativa, a UDIPSS Braga pretende continuar mantendo boas relações institucionais com organismos locais, regionais e nacionais, incluindo o Governo de Portugal, Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde e da Educação, bem como com a CNIS, os Municípios e demais organismos.
A nova equipa da UDIPSS Braga está empenhada em trabalhar em proximidade com todas as partes interessadas, com o objetivo de tornar o Setor Social e Solidário mais unido, coeso e líder na resposta aos problemas que afetam a sociedade, especialmente os mais desfavorecidos.
“Com um foco claro na inovação, sustentabilidade e capacitação, a UDIPSS Braga espera fazer a diferença nos próximos quatro anos”, afirmam.