e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler O Desporto está a morrer e ninguém quer saber…
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Opinião > O Desporto está a morrer e ninguém quer saber…
Opinião

O Desporto está a morrer e ninguém quer saber…

Redação E24
21 de Julho de 2020 11:48
Redação E24
Publicado a 21 de Julho de 2020
Sem comentários
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
encerrado desporto
Partilhar

– Publicidade –

A semana passada consagramos no nosso país o campeão nacional de futebol.

Também a semana passada reuniram as principais federações desportivas com o Governo e daí nada de significativo resultou. Ou seja, ainda nada se sabe sobre a retoma da atividade das modalidades com mais praticantes a nível nacional.

As direções dos agrupamentos de escolas receberam algumas orientações sobre a preparação do próximo ano letivo e sobre a implementação das aulas de educação física quase nada é referido nos documentos. Sobre o desporto escolar também ainda nada se sabe.

Enquanto isso as farmácias esgotam os medicamentos de combate à depressão e à ansiedade, cada vez mais usados nas crianças e jovens.

Também a obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde a grande doença do séc. XXI, pelos efeitos que provoca a médio e longo prazo.

Desde março que as nossas crianças e jovens estão impossibilitadas de praticar desporto em grupo e à exceção do futebol da 1ª liga, não há ainda perspetiva de quando e como vai ter início a próxima época desportiva das modalidades coletivas.

Ora isto revela o nível de educação e cultura desportiva do nosso país!

Poucas foram as federações, as associações, as autarquias e as empresas de organização de eventos que olharam para o desporto e para a atividade física com olhos de ver, ou seja, privilegiando a saúde e o bem-estar das comunidades.

Desde 29 de Maio, através da orientação 30/2020, que a DGS abriu a possibilidade da prática desportiva com naturais e responsáveis restrições. Mas poucos foram aqueles que olharam para estas orientações e as implementaram, promovendo e incentivando a prática desportiva orientada e controlada junto das nossas crianças, jovens e adultos.

Tudo o que não sejam organizações de milhares de pessoas não interessa! Não dá visibilidade a quem promove nem dinheiro às organizações.

O COVID serve de desculpa para muita coisa, principalmente para quem nada quer fazer…

Se não há condições para que as competições federadas comecem, e na minha opinião ainda não há, então que se promova a atividade em regime de lazer, se possível ao ar livre e cumprindo as orientações gerais que a DGS defende.

A 20 de julho morreram 2 pessoas com COVID e tivemos mais 135 casos em Portugal. Estes foram os valores mais baixos desde 11 de maio.

É urgente recomeçar a prática desportiva orientada, controlada e segura, sob pena de perdermos definitivamente a “guerra” que travamos diariamente contra a televisão, os tablets, os computadores, os telemóveis e os IPhones.

E já não falo na subsistência dos clubes e associações desportivas que durante muitos anos substituíram o estado e as autarquias na dinamização e fomento da prática desportiva e correm agora o risco de encerrar portas por falta de praticantes. Esses vão precisar de apoio e financiamento.

Falo apenas na necessidade de manter os milhares de crianças e jovens “ligados” às modalidades desportivas que praticam ao nível federado, pois se o período de inatividade continua por muito mais tempo, corremos o risco de os perder definitivamente para o “Fortnite” e outros jogos digitais ou simplesmente para o “rabo no sofá” e quando isso acontecer, pode ser tarde demais…

Também no nosso “cantinho” pouco ou nada foi feito. A autarquia limitou-se a organizar uma ação de informação sobre a retoma da atividade, mais de 1 mês e meio depois da orientação da DGS. Ou a prometer entregar um dispensador e 2 frascos de álcool gel e algumas máscaras pelos clubes. Pouco. Muito pouco…. Eu diria mesmo: nada!

Este ano não foi realizada a atividade “Desporto sai à Rua”, uma excelente oportunidade para incentivar a prática desportiva em segurança e ao ar livre; para implementar junto dos clubes e associações as medidas e os procedimentos necessários à prática em segurança; para criar a necessária confiança nas crianças e pais para o regresso, para de forma pedagógica incutir na população a necessidade de retoma.

Uma oportunidade perdida, tal como tantas outras, para mostrar que o desporto faz parte da sociedade e tem responsabilidades acrescidas na implementação de medidas de proteção, pelas características e fatores motivacionais intrínsecos à sua prática.

 

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior prozis 2 818x460 FocusFillWzczNiw0MTQsIngiLDBd Deputado do BE acusa Prozis de “javardice laboral”
Notícia seguinte neowise 2 1 FocusFillWzczNiw0MTQsInkiLDU4XQ “Neowise” anda nos céus de Esposende
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

Merli rampa da falperra braga automobilismo
Automobilismo: Merli deu espetáculo e dominou Falperra sob chuva intensa
Sports
12 de Maio de 2025
acidente Braga PSP INEM Bombeiros
Braga: Acidente na Circular Urna resulta em três feridos
Braga Cávado
11 de Maio de 2025
OC Barcelos
Hóquei em Patins: OC Barcelos é campeão europeu
Sports
11 de Maio de 2025
Colisão entre duas motas provoca duas vítimas esposende
Esposende: Colisão entre duas motas na EN103 faz duas vítimas
Esposende Litoral
11 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões
  • Tito em Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up