E24

Barcelos: António Ribeiro afirma que “trabalho de voluntariado é valioso no desenvolvimento e coesão social”

“O voluntariado é valiosíssimo no desenvolvimento do nosso concelho, sendo incalculável na riqueza e na coesão social, no bem fazer, na promoção da qualidade de vida”.

Esta foi uma das mensagens que o vereador do pelouro da Ação Social da Câmara de Barcelos, António Ribeiro, deixou, ontem, num encontro realizado na Casa da Juventude, com diversas instituições e voluntários, para assinalar o Dia Internacional do Voluntariado.

Agradecendo “o excelente trabalho e contributo para aumentar a participação de todos na construção de uma sociedade melhor”, António Ribeiro afirmou que “é necessário apostar muito mais no reconhecimento do voluntariado e dos voluntários”, tanto mais que, por vezes, o trabalho que fazem “é incompreendido ou até maltratado”.

O encontro realizado ontem com diversas instituições do concelho visou assinalar o Dia Internacional do Voluntariado que, no caso de Barcelos, tem um programa mais vasto a decorrer até ao final da semana, e que leva sessões de sensibilização e esclarecimento a diversas escolas que aderiram à iniciativa.

As ações estão a ser operacionalizadas pelo Banco Local de Voluntariado (BLV) e têm por objetivo educar para o voluntariado, contribuindo para uma cultura de solidariedade no território de Barcelos. A intenção é que alunos, professores e restante comunidade educativa vejam o voluntariado numa perspetiva de desenvolvimento integrado e de cidadania.

Publicidade