e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler PJ faz buscas no Hospital de Guimarães e mais 11 locais por suspeitas de corrupção
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > PJ faz buscas no Hospital de Guimarães e mais 11 locais por suspeitas de corrupção
Global

PJ faz buscas no Hospital de Guimarães e mais 11 locais por suspeitas de corrupção

Redação E24
20 de Junho de 2023 13:49
Redação E24
Publicado a 20 de Junho de 2023
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
minho hospital guimarães
Partilhar

– Publicidade –

Segundo uma nota publicada no ‘site’ da Procuradoria Geral da República, as buscas abrangem instituições como a Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital da Senhora da Oliveira ou o Rotary Club de Guimarães, e empresas do setor de tecnologia médica. Além de Guimarães, as diligências ocorreram ainda no Porto, em Lisboa, em Oeiras e na Amadora.

Em causa, de acordo com o MP, pode estar a prática de “administração danosa, corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, abuso de poder e corrupção ativa com prejuízo do comércio internacional”.

Num outro comunicado, a PJ adiantou entretanto mais detalhes, referindo que os 12 mandados de busca e apreensão executados estão relacionados com “contratos celebrados pela unidade hospitalar em causa, entre 2015 e 2018”, com vista à instalação da Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular, “sem a prévia e necessária autorização do Ministério da Saúde” e cujo financiamento levantou suspeitas.

“A investigação tem por objeto, ademais, suspeitas de que a instalação da UDIC, ao contrário do que foi veiculado publicamente, não tenha sido financiada por donativos da sociedade civil, mas sim por sociedades comerciais com interesses na área da saúde, as quais vieram posteriormente a celebrar contratos com a unidade hospitalar, no valor de aproximadamente 21 milhões de euros, em condições bastante desfavoráveis para o erário público”, lê-se na nota da PJ.

As buscas contam, além de inspetores da PJ, com a presença de juízes, magistrados do MP, representantes da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Advogados, bem como de inspetores da IGAS (Inspeção Geral das Atividades em Saúde).

A Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular ficou concluída em 2018, mas só começou a funcionar enquanto Serviço de Hemodinâmica em março de 2023, segundo anunciou então o Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães, EPE.

A obra custou cerca de dois milhões de euros, angariados pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, e a justificação inicial da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) para impedir a abertura do serviço foi a de que Guimarães estava de fora da rede de referenciação para os serviços de hemodinâmica do país.

Foi reportado em novembro de 2019 que o serviço não estava a ser usado por falta do aval do Ministério da Saúde, mas, à data, a ARS Norte justificou que aquele serviço ainda não estava a ser utilizado por necessidade de “reorganização da Rede de Referenciação Hospitalar”, após o fim da parceria público-privada do Hospital de Braga.

 

– Publicidade –

ETIQUETAS:editorGuimarãesPJ

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Braga: Acidente na Variante de Prado em Braga deixa dois feridos
Notícia seguinte hangar arcos de valdevez meios aereos Arcos de Valdevez: Já viu como está o novo hangar do heliporto? Fica pronto a funcionar em julho

Somos Sociais

46kSeguidoresGosto
220SeguidoresSeguir
7.8kSeguidoresSeguir
400SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

helder tenente esposende apulia
Esposende: Hélder Tenente denuncia abandono da Apúlia e exige resposta urgente da Câmara
Esposende Litoral
25 de Julho de 2025
barcelos poluicao
Barcelos: E continua. Descarga ilegal no rio Cávado
Barcelos Cávado
25 de Julho de 2025
Mostra Internacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos
Barcelos: António Zambujo e Sara Correia em destaque na Mostra de Artesanato de Barcelos
Barcelos Cávado
25 de Julho de 2025
SC Braga Pau Victor
Futebol: SC Braga oficializa contratação recorde de Pau Víctor por 12ME
eSports
25 de Julho de 2025

– Publicidade –

//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Anonimo em Esposende: Casal de namorados salvo de afogamento. Há um ferido grave
  • Ana Maria Ferreira Sousa em Esposende: Benjamim Pereira é o candidato do PSD à presidência da AM

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up