Um turista de Santa Maria da Feira quis aventurar-se na cascata Fecha de Barjas, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) no concelho de Terras de Bouro, e acabou ferido, hoje, com gravidade depois de queda de 5 metros de altura.
Segundo informações recolhidas junto do segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro (BVTB), Lino Oliveira, a vítima é “um ferido grave” e teve que ser transportada de helicóptero do INEM para o Hospital de Braga.
“Tem várias fraturas e suspeita de traumatismo craneo encefálico”, confirmou Lino Oliveira, acrescentando ainda que no teatro de operações estiveram 13 operacionais entre os BVTB, INEM e GNR.
Bela e perigosa cascata
A Cascata Fecha de Barjas, conhecida por muitos turistas como Cascata do Tahiti, localiza-se perto da aldeia da Ermida (Terras de Bouro), na estrada que liga esta aldeia à localidade de Fafião (Montalegre).
Com as suas águas provenientes do rio Arado é uma das quedas de água mais deslumbrante do PNPG e cada vez mais procurada por turistas e visitantes da região, o que também obriga a grandes cuidados no acesso e usufruição das suas águas pelos perigos de queda.
Nas cascatas evite banhos em locais perigosos e tenha especial cuidado com os pisos escorregadios e irregulares.
Centenas de acidentes aconteceram no local, muito devido ao tipo de calçado e riscos em percorrer as pedras lisas no local. Há vários registo de mortes nestas cascata e de imenso feridos graves.