bombeiros de ponte de lima

Ponte de Lima: Pais de bebé revertem PCR depois de encontrar filho de três anos numa piscina

Rapidez dos pais e uma intervenção com conhecimento no filho de três anos de idade evitou uma tragédia, hoje à tarde em Ponte de Lima.

Ao que apurou o E24, a situação ocorreu na freguesia de Santa Comba, na rua Capela São João.

São desconhecidas em que circunstâncias ocorreu o incidente, sabendo-se apenas que os pais da criança deram com o filho inconsciente no interior de uma piscina doméstica da habitação.

Os pais foram rápidos a intervir, ativar o socorro e a realizar manobras de reanimação.

Os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima (BVPL), com apoio diferenciado do INEM através da VMER de Viana do Castelo, socorreram a vítima.

”Há nossa chegada já a criança estava consciente, com os sinais vitais normalizados. Mesmo assim foi transportada ao Hospital de Viana do Castelo para a realização de vários procedimentos normais neste tipo de ocorrência”, deu nota ao E24 o comandante dos BVPL, Carlos Lima.

Como proceder caso encontro a criança em afogamento

O rápido socorro é fundamental para o salvamento da criança que se afoga, pois a morte por asfixia pode ocorrer em apenas 5 minutos.

Após resgatar o bebé afogado é importante observar se ele está respirando ou não. Deite o bebé, incline a cabeça dele para cima e levante um pouco o queixo do pequeno.

“Note se o tórax está se movimentado, coloque o rosto perto da face do bebé e veja se está saindo ar pelo nariz ou pela boca. Caso não haja respiração, chame imediatamente a emergência e inicie as manobras de respiração boca a boca e massagem torácica”, orienta Tatiana Miranda. Se puder pedir para outra pessoa chamar a emergência e enquanto inicia as manobras, melhor.

Manobras de reanima 

Deite o bebé , guarde o ar e coloque sua boca sobre a boca e o nariz do bebé . Sopre devagar o ar até perceber que o peito da criança sobe. Faça duas respirações com pausas entre elas pra deixar o ar sair.

Após isso, trace uma linha entre os mamilos do bebé e no centro do peito, dois dedos abaixo dessa linha imaginária posicione dois de seus dedos. Com a outra mão segure a cabeça do bebé. Realize 30 compressões rápidas, cada uma durando menos de um segundo, mas não de forma brusca. Afunde no peito do bebé cerca de 2 centímetros.

Após isto, volte a fazer as duas respirações e as compressões, siga este ciclo até o socorro chegar. Se o bebé acordar e estiver bem, mesmo assim é importante levá-lo ao hospital.

 

Publicidade