As associações do setor da restauração em Portugal estão a lançar um alerta sério sobre o futuro dos restaurantes tradicionais, em particular os que servem cozinha típica portuguesa, devido ao aumento dos custos operacionais e à escassez de mão-de-obra.
Segundo a Pro.Var – Associação Nacional de Restaurantes, o setor enfrenta um cenário de fechos cada vez mais frequentes e dificuldades na contratação de funcionários, o que obriga muitos estabelecimentos a recorrer a trabalhadores estrangeiros sem qualificação.
Num comunicado recente, o presidente da Pro.Var apelou ao Governo para reduzir o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) sobre os alimentos servidos nos restaurantes de 13% para 6%, a taxa mínima prevista no código fiscal português.
Esta redução é vista pelos empresários como uma medida “decisiva” para preservar empregos e evitar o desaparecimento de tascas e negócios familiares que compõem o tecido gastronómico nacional.
Governo baixa IVA para 6% na construção de casas até 648 mil euros
A taxa de IVA de 6% já se aplica a alguns bens alimentares e serviços selecionados e está prevista na legislação fiscal vigente, mas não abrange a generalidade das refeições servidas em restaurantes, o que tem sido um ponto de debate entre os profissionais do setor e o Governo.




