Ricardo Rio, ex-edil de Braga, anunciou o lançamento do Prémio Moura Machado, uma iniciativa pessoal que pretende reforçar a cooperação estratégica entre a Universidade do Minho (UMinho) e a cidade de Braga.
O galardão distinguirá anualmente projetos que se destaquem pelo contributo para o desenvolvimento económico, social, cultural ou científico do concelho.
O prémio, que homenageia o avô de Ricardo Rio, será atribuído pela primeira vez no próximo ano e terá um valor pecuniário de 1.500 euros, mantendo-se em vigor até 2029.
O regulamento e a composição do júri serão apresentados em breve, mas o antigo presidente da Câmara de Braga sublinha desde já o caráter simbólico e mobilizador da distinção.
“Este prémio pretende incentivar a continuidade de uma cooperação que tem sido decisiva para o crescimento e qualificação da cidade”, afirmou Ricardo Rio, durante a apresentação na Reitoria da UMinho.
Acrescentou que espera ver “muitos novos projetos e novas tipologias de iniciativas que fortaleçam esta relação” e que contribuam para o desenvolvimento sustentado de Braga.

Ricardo Rio destacou ainda que o prémio é também uma forma de reconhecer, a título pessoal, todos aqueles que têm colaborado de forma decisiva para o progresso do território.




