E24
Luis Nobre sucede a Ricardo Rio

Rio deixa Noroeste Peninsular para Nobre. Edil de Viana assume Eixo Atlântico

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luis Nobre, foi eleito por unanimidade como o novo presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, sucedendo a Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga.

A eleição ocorreu hoje durante a Assembleia-Geral da associação transfronteiriça, realizada em Famalicão, distrito de Braga.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça composta por diversas cidades do Norte de Portugal e da Galiza. Seu objetivo principal é promover o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões que integram a associação.

As cidades envolvidas configuram o sistema urbano da Euro-região (Norte de Portugal – Galiza).

A associação visa contribuir para o desenvolvimento desse espaço regional, estabelecendo cooperação entre as cidades e buscando apoios da União Europeia para projetos que impulsionem o progresso das regiões envolvidas.

A criação do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular remonta a 1992, inicialmente como uma iniciativa de cooperação entre as cidades do Porto e Vigo.

Ao longo dos anos, a associação cresceu, atraindo a adesão de mais cidades.

Anualmente, a associação realiza reuniões ordinárias da Assembleia-Geral em diferentes cidades.

Assim como a Comissão Executiva se encontra duas vezes por ano para discutir e promover ações nos campos de obras infraestruturais, telecomunicações, políticas sociais, bem-estar, meio ambiente, turismo, migração, mercado de trabalho, e promoção de diversas atividades económicas, sociais, culturais e desportivas que fortaleçam as raízes e a identidade das cidades membros.

O compromisso contínuo destas cidades busca consolidar a colaboração transfronteiriça para o benefício mútuo de seus habitantes e regiões.

Publicidade