e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Rui Moreira aponta necessidade de um alinhamento estratégico entre Portugal e Espanha
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Rui Moreira aponta necessidade de um alinhamento estratégico entre Portugal e Espanha
Global

Rui Moreira aponta necessidade de um alinhamento estratégico entre Portugal e Espanha

Redação E24
18 de Abril de 2023 16:45
Redação E24
3 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
rui moreira
Partilhar

“Tenho andado já há algum tempo a falar sobre uma questão que me parece relevante que é a necessidade de um alinhamento estratégico de Portugal e Espanha, nomeadamente em questões europeias”, afirmou o independente Rui Moreira, antecipando a discussão que vai levar na quarta-feira ao jantar do Fórum dos Portugueses de Madrid, em Espanha.

Considerando que é fundamental uma aproximação mais efetiva entre estes dois países, o autarca recordou que tem vindo a defender a criação de um “Iberolux”, uma espécie de “Benelux” que junta Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo em estratégias articuladas relativamente a políticas europeias, mas adaptado ao espaço ibérico.

“Nós partilhamos uma posição geoestratégica, estamos numa península, e já percebemos que é de todo o interesse que Portugal e Espanha articulem estratégias”, referiu.

Acrescentando que Portugal e Espanha têm de fazer um `lobby´ conjunto em matérias europeias.
Rui Moreira entendeu que as estratégias devem ser mais interligadas, nomeadamente em matéria de infraestruturas, ligações ferroviárias e aéreas e estratégias na América do Sul e em África.

“Era impensável que Portugal agora fizesse uma ligação ferroviária até Valença e, do outro lado da fronteira, não se fizesse nada”, exemplificou.

Já em matéria de ligação aérea, o independente assumiu que é inevitável falar na TAP e no seu futuro, dado que a companhia espanhola Ibéria já manifestou interesse na transportadora portuguesa.

Também no que diz respeito à estratégia destes países na América do Sul e em África, nomeadamente na complementaridade em termos de exportações, é fundamental uma colaboração mais ativa, observou.

Apesar de estes países terem dois idiomas muito parecidos, Moreira lamentou ainda que na área da comunicação social haja “tão pouco intercâmbio” que é uma via para os países se conhecerem melhor.

“É pena que, por exemplo, na área da comunicação social haja tão pouco intercâmbio, os espanhóis leem muitos jornais, nós [portugueses] vemos muita televisão, mas parece-me haver também aqui um caminho para nos conhecermos melhor porque somos vizinhos e como vizinhos devíamos conhecer-nos melhor”, frisou.

No que diz respeito à população, o autarca portuense ressalvou que os dois povos têm uma relação que não tinham há 40 anos porque os espanhóis vêm a Portugal como se fosse uma província espanhola, tal como os portugueses vão a Espanha com facilidade.

“Nesta matéria parece-me que estamos integrados, mas em termos culturais continuamos a ter um grande défice no relacionamento. Por exemplo, nós conhecemos mal a música ligeira deles e eles conhecem mal a nossa. E se formos para a cultura mais erudita pior ainda”, comentou.
De acordo com o independente, Espanha tem, contudo, uma vantagem competitiva face a Portugal que é estar organizada em regiões.

Quando acontecem as cimeiras ibéricas, quem participa do lado espanhol são os presidentes do governo e das regiões, já do lado português o único participante é o governo sendo que Lisboa é “seguramente” a cidade portuguesa mais afastada da fronteira com Espanha, ressalvou.

 

ETIQUETAS:editorespanhaPolíticaportugalrui moreira

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior IA Viana Câmara aprova orçamento “recorde” de 157 milhões. PSD e CDU votaram contra Viana: PS deve 561 euros à Câmara de Viana do Castelo
Notícia seguinte rui moreira Rui Moreira aponta necessidade de um alinhamento estratégico entre Portugal e Espanha
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Viana Romaria d’Agonia estreia novo desfile dedicado ao Traje de Domingar
Viana: Romaria d’Agonia estreia novo desfile dedicado ao “Traje de Domingar”
Viana do Castelo Litoral
7 horas atrás
Cávado Comissão Regional aprova parecer favorável ao Programa de Ação contra Fogos Rurais
Cávado: Comissão Regional aprova parecer favorável ao Programa de Ação contra Fogos Rurais
Global
8 horas atrás
Póvoa de Varzim Associação de Dadores promove recolha de sangue esta quinta-feira
Póvoa de Varzim: Associação de Dadores promove recolha de sangue esta quinta-feira
Póvoa de Varzim Litoral
8 horas atrás
Presidente da República inaugura este sábado a XXIV Bienal de Cerveira
Presidente da República inaugura este sábado a XXIV Bienal de Cerveira
Global
9 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

PERCURSOS PARQUE.jpg 2021 03 05 190002
CávadoEsposende

Esposende: PS classifica empréstimo de 4ME para o Parque da Cidade como “gestão danosa”

3 anos atrás
Melgaço Mortos
Global

Alto Minho: Quatro mortos em despiste de carro seguido de incêndio em Melgaço

2 anos atrás
resgate ferido bombeiros sete lagoas PNPG Geres - 2
Global

PNPG: Resgate nas Sete Lagoas. Missão em Cabril, Montalegre!

9 meses atrás
bombeiros capota
Global

Camião de bombeiros capota

12 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Zé em Arcos de Valdevez: Falso empreiteiro detido após burlas de oito anos
  • Um Arcuense em Ocorrências: Viatura arde junto ao Intermarché

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up