Este último troço, com 496 metros, terá um custo previsto de três milhões de euros, um aumento significativo em relação ao custo original do projeto, que já tinha causado polémica no Executivo municipal, fixado em 2,3 milhões de euros.
A decisão de expropriar as propriedades no cruzamento das ruas das Sencadas e de José André, em Aver-o-Mar, foi motivada pela necessidade de construir a rotunda, uma melhoria considerada essencial ao projeto original da Via B.
Vereador do PS preocupado
No entanto, o vereador do PS na oposição do executivo da Câmara da Póvoa de Varzim, João Trocado, expressou preocupação com o aumento de custos, afirmando que apenas para as expropriações estão sendo gastos mais 242.518 euros, podendo esse valor aumentar em caso de reclamações dos expropriados em tribunal.
A oposição do Partido Socialista na reunião de Câmara da Póvoa de Varzim manifestou-se contra o investimento, alegando que o mesmo não se justifica face ao benefício proporcionado.
João Trocado afirmou que a rotunda, embora traga uma mais-valia ao projeto, representa um “dinheiro a mais” para um “pequeno benefício”, criticando o custo total previsto para a construção de apenas 400 metros de estrada.
Aires defende-se
O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, defendeu a necessidade da expropriação, alegando que não foi possível chegar a um acordo com os proprietários das casas e do terreno.
Aires Pereira destacou a importância da Via B como uma alternativa essencial à EN13 e afirmou que a rotunda será uma mais-valia para o concelho, proporcionando uma melhor ligação entre o norte e o sul da região.
A Via B, também conhecida como Avenida 25 de Abril, teve início em 2005 com o objetivo de criar uma alternativa à EN13, evitando o centro da cidade.
O último troço em construção, com 496 metros, deverá ser concluído ainda este verão. O custo total da Via B até agora é de 12 milhões de euros, incluindo terrenos, expropriações e obras.
O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim não poupou críticas à Agência Portuguesa do Ambiente, que obrigou a construção de um viaduto adicional custando 1,2 milhões, enquanto a A28, ao lado, não foi sujeita a tais requisitos.