E24
25 de abril braga

Braga/Post/Doc estreia-se com filmes para refletir sobre o 25 de Abril

Entre os dias 26 e 29 de fevereiro, a cidade de Braga receberá o prestigiado Film and Media Festival, que apresentará o Braga/Post/Doc no Auditório Adelina Caravana, do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

Entre os dias 26 e 29 de fevereiro, a cidade de Braga receberá o prestigiado Film and Media Festival, que apresentará o Braga/Post/Doc no Auditório Adelina Caravana, do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

A notícia foi anunciada hoje, revelando uma seleção especial da programação dedicada ao 25 de Abril.

Com uma proposta inovadora, o Braga/Post/Doc proporcionará cinco sessões para o público escolar e quatro sessões para o público geral, todas com entrada gratuita.

Os interessados podem reservar os bilhetes através da plataforma Eventbrite.

O festival, conhecido por ser um catalisador de atividades relacionadas com a sétima arte, expande-se para Braga em colaboração com o programa de mediação cultural do município, ATLAS.

Este programa visa impulsionar a participação, inclusão, interculturalidade, multiculturalidade, envolvimento cívico e sustentabilidade através da criação artística.

A seleção de filmes promete oferecer ao público bracarense uma experiência cinematográfica única, destacando o cinema de não-ficção e apresentando obras que exploram as novas formas de expressão artística.

“A vitalidade do cinema do real, como meio por excelência para descrever o mundo na sua extraordinária complexidade e agir sobre ele através da congregação de múltiplos pontos de vista, talvez seja mais urgente do que nunca”, destaca a autarquia em comunicado.

Nesta extensão do festival a Braga, a programação concentra-se na comemoração do meio século do início da democracia e da liberdade em Portugal.

A seleção de filmes abrange o cinema português contemporâneo, as diásporas e o cinema de resistências políticas e culturais de diferentes partes do mundo.

Além disso, o festival oferece uma oportunidade única para os mais jovens explorarem a temática da liberdade através da imagem em movimento.

Com programas educativos como o School Trip e a residência criativa Passos pelo Conservatório, em parceria com a Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, os jovens poderão participar ativamente na criação de um retrato coletivo e multifacetado do seu quotidiano.

O Porto/Post/Doc, responsável por esta iniciativa, é uma associação que nasceu em 26 de março de 2014, na cidade do Porto.

Com membros de diversas profissões, idades e qualificações, a associação tem como missão reavivar o cinema na cidade, trazendo de volta o público às salas, estimulando a produção cinematográfica e promovendo o Festival Internacional de Cinema, com especial ênfase na área do documentário.

O projeto educativo do Porto/Post/Doc é apoiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, fortalecendo o compromisso com a promoção do cinema e da cultura.

 

Publicidade