Mas em Portugal o dia de São Martinho é celebrado como o dia onde se pode degustar o vinho novo e as castanhas são assados, numa espécie de entrada “no período de preparação natalícia”.
E Barcelos não foge à tradição e os dias 10, 11 e 12 de novembro são marcados por diversos Magustos. Aqui vamos recomendar 9 que não pode perder em Barcelos.
Na União de Freguesias de Silveiros e Rio Côvo Santa Eulália está um magusto que se celebra durante três dias, pois este evento acaba por ser também “o Dia da Freguesia”. No dia 10 à noite (21h00) está marcado um espetáculo musical com o grupo Sondagem no edifício da Associação de Pais de Silveiros (APS). No dia 11 pelas 15h00 há um jogo de futebol de vereranos no campo do Águas Santas e à noite novo espetáculo, desta feira teatro “O Pato” no edifício Social e Cultural de Rio Côvo Santa Eulália. No dia 12 há a tradicional feirinha das Associações no edifício da APS e as 15h00 o magusto no mesmo local com porco no espeto, vinho e grupo de concertinas.
Também Arcozelo realiza um magusto com animação musical na sede da junta às 14h30 do dia 10 de novembro, onde se prevê animação musical para ajudar a empurrar o vinho e as castanhas.
Mas é o dia 11 de novembro que reune mais magustos. A paróquia de São Paio de Carvalhal tem o seu magusto de cariz solidária marcado para as 20h00 no centro paroquial. Uma forma de angariar fundos para a cobertura do Centro Paroquial e que tem o apoio da junta local.
Em Carapeços o magusto está marcado também no dia 11 às 17h30 no bar da Comissão de Festas de São Tiago (CFST) junto à Igreja de Carapeços. “Temos castanhas, bom vinho para provar, porco assado e outros petiscos numa área coberta de 240 metros quadrados”, diz a organização. a cargo da CFST com apoio da junta local.
Se gostar de um magusto em altura e estar protegido pela justiça, há um no Monte da Franqueira entre as 10 e as 16h00 do dia 11 de novembro. Este é um magusto que também cuida da linha, pois tem uma caminhada incluída. É organizado pela Ordem dos Advogados de Barcelos e o Tribunal Judicial de Barcelos.
Em Tamel São Veríssimo existem dois magustos no dia 11. Um é organizado pela União Desportiva São Veríssimo no Parque Desportivo local. As castanhas são oferta e está marcado para as 16h30. “Há ainda queimada galaega, música e comes e bebes”, diz a organização.
Já o outro magusto é organizado pelo grupo de Catequese de Tamel São Veríssimo entre as 10 e as 17h00. Este magusto incluí uma feira de legumes, loiças, roupa, assim como há bolos e café. Os escuteiros desta freguesia vão preparar atividades e as castanhas são oferecidas pela junta local.
Para o dia 12 de novembro estão marcados os outros dois magustos que recomendamos.
Um é na Lama, na zona dos escadórios da Igreja Paroquial da Lama e está marcado para as 15h30. Tem animação da “Modinhas” da Mó (Associação Vale do Neiva).
Já o outro está marcado para Palme, na Capela Nossa Senhora dos Remédios. Este magusto é organizado pela Comissão de Festas da Nossa Senhora doso Remédias e incluí uma feirinha de produtos regionais como mel, chouriço, broa e vinho. Há também animação e uma “arrematação” da esmola de São Miguel. As castanhas são oferta.