E24

Sismo de Marrocos de 6,8 sentido em Portugal

Um sismo de magnitude 6.8 foi registado hoje à noite, com o epicentro a 72 quilómetros a sudoeste de Marraquexe, Marrocos.

O tremor ocorreu por volta das 22:15, hora local, e foi inicialmente classificado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos da América como magnitude sete, mas o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ) posteriormente revisou a magnitude para 6,8.

O sismo foi sentido no Algar, zona de Lisboa e centro do país. Aliás, Portugal tem sentido vários sismos nos últimos dias, nomeadamente em Barcelos, Ponte de Lima e Vila Verde.

Sismo amplamente sentido

O sismo foi amplamente sentido em várias cidades marroquinas, incluindo Agadir, Essaouira, Casablanca, Safi, Beni Mellal, Marraquexe, Guelmim, Khouribga e Rabat.

Relatos iniciais indicam que diversos edifícios desabaram, principalmente entre Agadir e Marraquexe, e as equipes de resgate estão se dirigindo ao Alto Atlas, onde o epicentro do terremoto foi localizado.

Portugal e Espanha sentiram

Além disso, o tremor foi sentido em várias regiões vizinhas, incluindo Gibraltar, Mauritânia, Espanha, Sara Ocidental e Argélia. Em Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) também relatou que o sismo foi sentido em várias áreas, incluindo os concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António, Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Almada, Setúbal e Sines.

Em menor intensidade, o tremor também foi percebido em outras partes de Portugal, como Coimbra, Albufeira, Olhão, Silves, Alenquer, Loures, Mafra, Oeiras, Sintra, Amadora, Odivelas, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia, Santiago do Cacém, Seixal e Sesimbra.

Esta notícia foi atualizada às 12h15 com a revisão da magnitude pelo Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, que reclassificou o sismo como magnitude 6,8. As autoridades locais continuam monitorando a situação e prestando assistência onde necessário.

Publicidade