E mais uma vez condicionado. A urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga estará no “vai e não vai” das 00h00 de sábado e as 08h00 de domingo, recebendo apenas casos encaminhados pelo CODU do INEM.
Segundo as escalas divulgadas no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), este condicionamento insere-se num cenário mais alargado de constrangimentos nos serviços de urgência por todo o país, motivados sobretudo pela escassez de médicos especialistas, uma realidade que se agrava nos períodos de férias e fins de semana prolongados.
No total, cinco urgências de Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria estarão encerradas no sábado, número que sobe para seis no domingo.
Outros afetados
Entre os hospitais afetados estão o Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), Vila Franca de Xira, Santo André (Leiria) e Garcia de Orta (Almada). Já o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, funcionará apenas para casos referenciados pelo CODU.
Também os serviços de urgência pediátrica estarão condicionados: os hospitais de Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo (Loures) estarão encerrados, enquanto a unidade do Hospital Amadora-Sintra apenas aceitará casos internos ou referenciados, entre as 00h00 e as 08h00, e das 20h00 à meia-noite.
Apesar das limitações, continuam ativos 128 serviços de urgência em todo o país, incluindo cerca de 30 unidades de Ginecologia e Obstetrícia a funcionar no âmbito do projeto-piloto que requer contacto prévio com a linha SNS 24.
As autoridades de saúde apelam aos cidadãos para que, antes de recorrerem às urgências, contactem a linha SNS 24 (808 24 24 24), de forma a obter orientação e evitar deslocações desnecessárias.
