e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler ALTO MINHO: “Aumento de capacidade na Linha do Minho esperado no final do primeiro semestre”, afirma IP
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Business > ALTO MINHO: “Aumento de capacidade na Linha do Minho esperado no final do primeiro semestre”, afirma IP
Business

ALTO MINHO: “Aumento de capacidade na Linha do Minho esperado no final do primeiro semestre”, afirma IP

Redação E24
17 de Fevereiro de 2023 11:33
Redação E24
Publicado a 17 de Fevereiro de 2023
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
linha comboio 1 FocusFillWzczNiw0MTQsInkiLDBd
Partilhar

– Publicidade –

“A sua colocação em serviço, que está dependente da instalação da ADIF [gestor espanhol de infraestruturas ferroviárias], encontra-se atualmente a ser programada para o final do 1.º semestre de 2023”, pode ler-se numa resposta de hoje da IP.

Em causa está a sinalização eletrónica e o sistema complementar de segurança para o controlo automático de velocidade das circulações entre Viana do Castelo e Valença-Fronteira (distrito de Viana do Castelo), “com interface com a nova sinalização que a ADIF está também a instalar até à fronteira portuguesa”.

A intervenção “permite ainda colocar em exploração as três novas estações técnicas [Midões, Carreço e Carvalha] para cruzamento de comboios de mercadorias até 750 metros, construídas anteriormente no âmbito da eletrificação deste mesmo troço”, concluída em abril de 2021.

Assim, a capacidade de circulação de comboios aumenta pela “possibilidade de, no mesmo sentido, colocar mais que um comboio a circular em segurança” e pelas operações de cruzamento e mudança de linha nas estações passarem a ser feitas “de forma mais rápida e de forma centralizada no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto”.

“Com estas condições, a capacidade de escoamento do troço Nine a Valença-Fronteira aumenta para os comboios de mercadorias, que atualmente circulam com 300 metros de comprimento e poderão passar a circular com 750 metros”, refere a IP.

Segundo a IP, a nova sinalização ferroviária, um investimento de 17 milhões de euros, “encontra-se já integralmente instalada e em ensaios”, beneficiando a Linha do Minho entre Nine (Famalicão, distrito de Braga) e a fronteira de Valença.

O gestor das infraestruturas ferroviárias nacionais acrescenta que “grande quantidade das passagens de nível que se encontravam já automatizadas e dotadas de barreira física serão integradas no novo sistema de sinalização sendo automatizadas mais 10 novas: uma rodoviária e nove pedonais”.

“O troço Nine a Valença-Fronteira, antes desta intervenção, era dotado de estações com sinalização mecânica, sendo a exploração realizada em regime de cantonamento telefónico, o que faz depender a segurança da circulação ferroviária exclusivamente do fator humano e obriga ao guarnecimento das estações com pessoal operacional”, explica a IP.

Assim, “a intervenção contribui para o reforço da segurança do sistema ferroviário, e para o equilíbrio operacional da empresa, com a redução dos gastos operacionais”, segundo a IP.

(foto: NC)

 

ETIQUETAS:alto minhodestaquelinha do minho

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior ULSAM hospital viana Ponte de Lima Viana: Hospital aluga aparelhos de gastroenterologia após assalto
Notícia seguinte Parque eólico IberBlue Wind tem projeto de 2.500 ME para parque eólico offshore na Figueira da Foz

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

bombeiros guimaraes 3
Minho: BV Guimarães apelam à população para colocar bandeiras nas janelas
Global
22 de Maio de 2025
GNR ponte da Barca
Ponte da Barca: Octagenário tinha várias armas proibidas
Ponte da Barca Lima
22 de Maio de 2025
Viana gaiolas detido passaros
Viana: Usava gaiolas de alçapão para apanhar pássaros
Viana do Castelo Litoral
22 de Maio de 2025
buscas gnr bombeiros guimarães
Minho: Buscas por homem de 96 anos desaparecido em Guimarães
Global
22 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões
  • Tito em Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up