E24

Têxtil Valérius recebe investimento de 6,9 milhões para projeto sustentável

A empresa Valérius, grupo têxtil sediado em Barcelos, conquistou um investimento de 6,9 milhões de euros do Fundo de Capitalização e Resiliência do Plano de Recuperação e Resiliência, conhecido como ‘bazuca’.

O projeto Valérius 360º, focado em economia circular, recebeu também um aporte privado de cerca de três milhões da empresa Rúbrikexpansiva, também situada em Barcelos.

A Valérius, reconhecida por recuperar empresas à beira da falência, especializa-se na produção e comercialização de vestuário de média a alta qualidade, com ênfase na exportação.

O projeto inovador, Valérius 360º, utiliza resíduos têxteis para criar novos produtos, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono para quase zero até 2030.

O investimento total de 9,9 milhões de euros, com 6,93 milhões provenientes do Fundo de Capitalização e Resiliência, visa fortalecer a estrutura de capital da Valérius, suportando seu crescimento projetado nos próximos anos.

O projeto inclui a subscrição de obrigações convertíveis em ações preferenciais com direito a voto, com maturidade de 8 anos.

A empresa planeja que mais de 50% de suas peças sejam produzidas a partir de têxteis recuperados em dois anos e que a reciclagem represente 100% de seu negócio em cinco anos.

A Rúbrikexpansiva, parceira no investimento, destaca a liderança da Valérius na produção de fios reciclados e sustentáveis.

Outras empresas, como LBM Carpintarias e Bettery, também receberam aprovação do Fundo de Capitalização e Resiliência do PRR.

 

 

 

Publicidade