E24
TGV

Barcelos: Theatro Gil Vicente repleto de espetáculos nos meses de setembro e outubro

“O Último Fecha a Porta”, peça de teatro (comédia), com interpretação de Carlos Cunha, Fernando Ferrão e Érika Mota, é um dos grandes destaques da programação de setembro da sala de espetáculos do Theatro Gil Vicente. A peça sobe a palco no dia 15, às 21h30.

Mais adiante, nos dias 22 e 23 de setembro, a ópera é a rainha da casa. Integradas no FIO – Festival Informal de Ópera, há a estreia de óperas em português: no dia 22, às 21h30, “O Concílio Celeste” e “Maria Magola” e, no dia 23, “IN(opeRA)VEL” e “Oráculos e Ladainhas”, ao ar livre, no Largo Dr.Martins Lima.

No pós-férias, setembro traz muitas novidades e um grande conjunto de espetáculos. As portas do Theatro Gil Vicente voltam a abrir-se para acolher uma agenda eclética e pensada para abranger diversos públicos.

Ao todo, são 15 as propostas de espetáculos para o mês que encerra a época de verão. Da música ao stand-up comedy, do cinema ao teatro, razões não faltam para um mês na companhia da cultura e das artes.

A nova época inicia no dia 3 de setembro, às 16h00, com o programa “Em Família”, através da exibição da peça “O Jardim Secreto da D. Jacinta”, por Inês Tarouca. No dia 17, sobe ao palco a peça “Isto é tudo inventado”, pela companhia Imaginar do Gigante. No dia 24, a Animateatro traz ao TGV duas sessões de teatro para bebés: “Rotinando”, às 10h00 e às 11h30. No dia 16, às 21h30, é a vez da peça “Rir é o melhor remédio”, pela A.V.A.I – Associação Vamos a Isso.

Jazz ao Largo

Setembro é o mês do Jazz em Barcelos, com a realização do 8.º Festival de Jazz e música improvisada, a decorrer desde o dia 7 até ao dia 10. O evento tem uma programação diversificada, onde pontuam vários workshops e concertos para todas as idades, uma mão-cheia de espetáculos, que se dividirão, ao longo de quatro dias, entre o Largo Dr. Martins Lima, o Theatro Gil Vicente, o Claustro da Câmara Municipal, o Salão Nobre dos Paços do Concelho e a Frente Ribeirinha de Barcelos.

O Festival arranca a 7 de setembro com o concerto de três dos mais importantes músicos de jazz da atualidade – BICA + COSTA + PERNADAS, às 22h00, no Largo Dr. Martins Lima. No dia 8, às 22h00, é a vez de uma das mais relevantes bandas de jazz a nível mundial – os islandeses ADHD – atuarem no Largo Dr. Martins Lima.

No dia seguinte, 9 de setembro, às 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Malcolm Pardon apresenta-se ao piano e eletrónicas, criando paisagens imaginárias e contemplativas. Às 22h00, é a vez da Orquestra de Jazz de Matosinhos brindar o público com um concerto inteiramente preenchido por temas de diferentes momentos da vida da orquestra.

No último dia do evento, realiza-se, pelas 10h, o workshop “Caixas Bruitas II”, dedicado a crianças dos 6 aos 14 anos. Às 17h00, Chris Corsano + Rodrigo Amado tocam no Claustro dos Paços do Concelho. Pelas 18h30, avança o concerto dos Ensemble Jazz ao Largo.

Stand-up comedy e Cinema

Com a chegada de setembro, regressam as sessões de humor. No dia 27, às 21h30, o humorista JEL apresenta o espetáculo de stand-up comedy “Bem Passado”, o seu primeiro solo de stand-up comedy, no qual se apresenta
despido de qualquer personagem, a partilhar divertidas teorias, sarcásticas observações da atualidade e suculentas histórias de bastidores que atravessam os seus mais de 20 anos de carreira. A sessão tem um custo de 10,00€.

O cinema também está de volta, mas ao ar livre, no Largo Dr. Martins Lima. No dia 5, às 21h30, com a película “Aos nossos amores”; no dia 12, é a vez de “Loulou”, e, no dia 19, “Polícia”, todos de Maurice Pialat.

Fora de Portas

Na programação “Fora de Portas”, a barcelense Vânia Leal apresenta “Noites de Fado”, na Igreja do Terço, no dia 2 de setembro, às 21h30.

Outubro – Joana Almirante e Ricardo Ribeiro em destaque

A programação do mês de outubro do Theatro Gil Vicente inicia com o programa “Em Família”. São três os domingos dedicados às crianças: no dia 1, “O Barbeiro de Sevilha”, pela Companhia de Teatro de Almada; no dia 8, “O Principezinho – O Musical”, pela Art’ é Vida e, no dia 15, “João e o Pé de Feijão”, pela Camarote Produções.

O dia 29 é dedicado aos bebés (18-36 meses), com a peça “Oficina de Dança para Bebés”, pela Balleteatro, com duas sessões: 10h00 e 11h30.

A programação teatral continua no dia 6, às 21h30, com a peça de teatro “Massa Mãe”, encenada pela Associação SIGA 25. No dia 28, é a vez da peça “Pão Nosso” pelo Teatro de Balugas.

O cinema está de regresso ao palco do Gil Vicente no dia 3, com a película “Mulheres da Noite” e, no dia 24, é a vez de “Carta de Amor”, ambas feitas por mulheres – Ciclo Kinuyo Tanaka (2.ª parte). As sessões, no âmbito do Cineclube ZOOM, têm um custo de 3,5 euros.

Musicalmente, o mês de outubro traz ao espaço cénico o fadista Ricardo Ribeiro, um dos nomes incontornáveis do fado contemporâneo, no dia 7, às 22h00. A sessão tem um custo de 12,50€. No dia 14, é a vez de Joana
Almeirante apresentar-se a solo em formato voz e guitarra.

Também o triciclo está de volta ao TGV com o concerto de “MUTU”, no dia 27, às 22h00. No que respeita ao Serviço Educativo – sessões para as escolas –  a programação de outubro inclui a peça de teatro “Estranhões e Bizarrocos”, pelo Teatro do Bolhão, no dia 3 de outubro, às 10h30 e 14h30. Já no dia 10, a proposta é “À Mesa, Leonardo da Vinci” por Nelson Monforte; e nos dias 17 e 18 de outubro, sobem a palco “Chef Giovanni e
o Tesouro da Alimentação Saudável”, pela Companhia de Teatro de Santo Tirso. No dia 31, a Aplausos Completos| Associação AtrapalhARTE apresenta “T’Ulisses”.

Do programa Fora de Portas, destaque para o concerto de “Dame Area”, a realizar no Paço dos Condes de Barcelos, no dia 4, às 22h00, espetáculo inserido no ciclo de concertos ‘triciclo’.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail () ou telefone (253 809 694).

Publicidade