O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a reabertura e expansão da prisão de Alcatraz, outrora uma das mais temidas dos Estados Unidos.
Localizada numa ilha próxima da Ponte Golden Gate, em São Francisco, Alcatraz é hoje uma popular atração turística, encerrada desde 1963.
Através da sua rede Truth Social, Trump afirmou que “os EUA têm sido atormentados por criminosos violentos e reincidentes” e que a reativação da prisão simboliza “lei, ordem e justiça”. A nova Alcatraz deverá ser “ampliada e reconstruída” para acolher “os criminosos mais brutais e perigosos da América”, referiu.
Democratas reagiram criticamente, considerando a proposta irrealista. Alcatraz foi originalmente um forte naval, depois prisão militar e, mais tarde, federal. Entre os seus prisioneiros mais famosos estiveram Al Capone e “Machine Gun” Kelly.
Trump tem sido alvo de polémica por enviar alegados membros de gangues para prisões no estrangeiro, incluindo mais de 200 venezuelanos para El Salvador. Tem também sugerido que criminosos nacionais possam ser enviados para cadeias fora dos EUA.
