Entre hoje e 8 de maio, o Parlamento Europeu reúne-se em sessão plenária em Estrasburgo para debater e votar temas cruciais para o futuro da União Europeia.
Entre os destaques, está a discussão do próximo orçamento de longo prazo da UE para 2028-2034, cujas prioridades serão debatidas na terça-feira e votadas na quarta-feira, seguida de uma conferência de imprensa com os co-relatores Carla Tavares (Portugal) e Siegfried Mureșan (Roménia).
Na quarta-feira, o foco estará na resiliência da rede elétrica europeia, motivado pelo recente apagão que afetou Portugal, Espanha e partes de França.
Também será discutida a resposta da UE às tarifas dos EUA, bem como a atualização das regras sobre investimentos estrangeiros, com o objetivo de proteger setores estratégicos como media, matérias-primas críticas e infraestruturas de transporte.
A situação na Ucrânia volta à agenda, com os eurodeputados a avaliarem caminhos para um acordo de paz sustentável. No mesmo dia, discute-se a necessidade de regras mais flexíveis para o reabastecimento de gás, visando combater a especulação e reduzir os preços.
O Parlamento vota ainda alterações às normas sobre emissões de CO2 de carros e carrinhas, e a relação UE-Turquia será revista numa sessão com Kaja Kallas, com votação sobre o processo de adesão prevista para quarta-feira.
As comemorações do 80.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial terão lugar na quarta-feira, com uma cerimónia em plenário e o hasteamento da bandeira da UE pela Presidente do Parlamento, Roberta Metsola.
A Presidente marcará ainda presença em várias celebrações do dia europeu, nomeadamente no Luxemburgo, Chipre e Budapeste.
O Dia da Europa será celebrado a 9 de maio com várias atividades abertas ao público em Bruxelas e Luxemburgo. Em Portugal, monumentos e edifícios de norte a sul serão iluminados com as cores da União Europeia, e os elétricos de Lisboa e Porto também vão assinalar a data.
Por fim, o Parlamento Europeu em Portugal associa-se ao Festival Política, em Braga, com a exibição do filme “Intercepted”, finalista do Lux Prémio do Público, na próxima quinta-feira.