e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler UMinho: Estudo revela que resistência à malária é impulsionada por múltiplas mutações genéticas
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > UMinho: Estudo revela que resistência à malária é impulsionada por múltiplas mutações genéticas
BragaCávado

UMinho: Estudo revela que resistência à malária é impulsionada por múltiplas mutações genéticas

Nuno Cerqueira
24 de Abril de 2025 12:35
Nuno Cerqueira
Publicado a 24 de Abril de 2025
Sem comentários
Partilhar
2 minuto(s) de leitura
Pedro Ferreira e Isabel Veiga UMinho Malária
Partilhar

– Publicidade –

Resistência aos tratamentos da malária é mais complexa do que se acreditava.

Uma investigação internacional, com participação da Universidade do Minho (UMinho), concluiu que o parasita responsável pela doença apresenta várias mutações genéticas, tornando os fármacos atuais menos eficazes.

Destaques da Notícia
Resistência aos tratamentos da malária é mais complexa do que se acreditava.A malária continua a ser uma ameaça global. Em 2023, registaram-se 263 milhões de casos e 597 mil mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde. O Dia Mundial da Luta contra a Malária celebra-se a 25 de abril.

O estudo, publicado na revista “Nature Communications“, corrobora a teoria de 2020 proposta por Pedro Ferreira e Isabel Veiga, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), da Escola de Medicina da UMinho.

A investigação demonstra que a resistência à piperaquina, um dos principais medicamentos utilizados contra a malária, está ligada a alterações múltiplas nos genes “plasmepsin 3” e “mdr1”. Estas mutações estão associadas à diminuição da eficácia do tratamento com di-hidroartemisinina-piperaquina e ao aumento do risco de reinfeção, sobretudo entre crianças em África.

Pedro Ferreira salienta que esta descoberta “tem implicações significativas na vigilância e controlo da doença”, alertando que métodos de monitorização focados apenas em mutações isoladas podem não ser suficientes.

Outro aspeto crítico é a farmacocinética dos medicamentos. A piperaquina permanece no organismo durante semanas, mas a di-hidroartemisinina desaparece em horas.

Esta diferença pode favorecer o desenvolvimento de resistência. Além disso, o uso repetido da piperaquina, especialmente como medida preventiva em crianças e grávidas, pode acelerar a adaptação do parasita.

A investigação foi coordenada pelo Instituto Karolinska, na Suécia, e envolveu cientistas de Portugal, Reino Unido, Alemanha, Mali, Gabão e Brasil. A equipa prepara-se agora para testar alternativas profiláticas como a sulfadoxina-pirimetamina.

A malária continua a ser uma ameaça global. Em 2023, registaram-se 263 milhões de casos e 597 mil mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde. O Dia Mundial da Luta contra a Malária celebra-se a 25 de abril.

Pedro Ferreira e Isabel Veiga UMinho Malária

 

ETIQUETAS:BragamaláriaprincipalUminho

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso1
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Acidente barcelinhos atropelamento Barcelos: Despiste seguido de atropelamento faz um ferido grave
Notícia seguinte pacha ofir ups 3 Pacha Ofir renasce como “UPS” cinco anos após encerramento
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

pároco tribunal da relacao de guimaraes viana do castelo barcelos
Viana: MP insiste em pena de prisão efetiva para proprietário de ATL acusado de abusos sexuais
Viana do Castelo Litoral
15 de Maio de 2025
Presidente Olegário Gonçalves arcos de valdevez
Arcos de Valdevez: Olegário Gonçalves mostra “parecer técnico” que trava Parque Eólico
Arcos de Valdevez Lima
15 de Maio de 2025
meio aereo firboss
Fase “Bravo”. Menos quatro meios aéreos e quase 8.900 operacionais para combater incêndios
Global
15 de Maio de 2025
dia do enfermeiro em esposende - 1
Esposende: Dia do Enfermeiro foi “saudável”
Esposende Litoral
15 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões
  • Tito em Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up

Notificações