e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler UMinho: Micróbios vão invadir Braga
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > UMinho: Micróbios vão invadir Braga
BragaCávado

UMinho: Micróbios vão invadir Braga

Nuno Cerqueira
8 de Junho de 2023 19:51
Nuno Cerqueira
3 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
micróbios
Partilhar

Este evento reunirá cerca de 150 participantes de 33 países, tornando Braga a capital mundial dos micróbios durante essa semana.

A conferência tem como objetivo principal “destacar o papel fundamental dos micróbios no bem-estar social e na sustentabilidade”.

Serão abordadas diversas áreas em que os micróbios desempenham um papel crucial, tais como a preservação de alimentos, a produção de vacinas e antibióticos, as bacterioterapias, os biofertilizantes, os biocombustíveis e a valorização de resíduos.

Esses tópicos serão discutidos em sete sessões plenárias, 46 comunicações orais, 54 posters, dois workshops, um minicurso e uma mesa redonda sobre tecnologias de ponta nessa área.

A cerimónia de abertura oficial acontecerá na segunda-feira, às 9h30, e contará com a presença de importantes autoridades.

Destacam-se Ipek Kurtboke, presidente da Federação Mundial das Coleções de Culturas (WFCC), Rino Rappuoli, presidente da União Internacional das Sociedades de Microbiologia, Andreas Holtel, representante da Agência Executiva para a Investigação da Comissão Europeia, Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, Eduardo Hebel, reitor da Universidade de La Frontera (Chile), e Nelson Lima, coordenador do evento e diretor da Infraestrutura Europeia de Investigação em Recursos Microbianos (MIRRI-ERIC) e da Micoteca da UMinho.

Além dessas personalidades, renomeadas professoras como Ellen Jo Baron, da Universidade de Stanford (EUA), e Rosa Aznar, da Universidade de Valência, também farão palestras durante o evento.

Essa conferência trienal é realizada sob os auspícios da WFCC, que reúne mais de 3,3 milhões de micróbios isolados e caracterizados de 830 coleções em 78 países.

Essas coleções estão disponíveis para novos usuários, acelerando a inovação e a bioeconomia. Nelson Lima destaca que os micróbios estão se tornando cada vez mais a base da produção de alimentos, medicamentos e energia verde, entre outros aspectos importantes para a indústria 4.0 e a biotecnologia.

O investigador ressalta que, no século atual, os micróbios têm um potencial elevado para criar soluções inovadoras, ambientais e económicas, contribuindo de forma positiva para os grandes desafios societais, como a economia circular, a saúde planetária, a segurança alimentar, a transição climática, a descarbonização e a biodiversidade.

O professor da UMinho destaca também o impacto da pandemia de Covid-19 na consciência social sobre os micróbios, desde aqueles benéficos até os problemáticos. Ele enfatiza a importância especial dessa conferência para fortalecer a presença de Portugal

ETIQUETAS:Bragae24

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior rota norte liga 35 municipios Esposende: Chama-se “Rota Norte” e pretende conectar 35 municípios numa experiência única
Notícia seguinte acidente em valença em verdoejo EN101: Um ferido após colisão de carrinha contra um muro em Valença
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Futsal SC Braga reforca plantel com Ines Couto Juliana Braga e Bruna Ribeiro
Futsal: SC Braga reforça plantel com Inês Couto, Juliana Braga e Bruna Ribeiro
eSports
4 minutos atrás
queda esposende de varanda ferido grave sucupira - 1
Esposende: Homem fica gravemente ferido após queda de varanda no “Sucupira”
Esposende Litoral
11 horas atrás
acidente mota esposende tabuleiro A28
(vídeo) Esposende: Novo acidente no local do costume. Colisão de mota com carro faz um ferido
Esposende Litoral
14 horas atrás
Braga Noite Branca transforma a cidade num espaco de descoberta para criancas e familias
Braga: Noite Branca transforma a cidade num espaço de descoberta para crianças e famílias
Braga Cávado
15 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

braga
BragaCávadoEsposende

IPMA: Temperaturas amenas e chuva no fim de semana

3 anos atrás
PSP braga apreensao violencia desporto
BragaCávado

Braga: Droga, armas e pirotecnia. Operação da PSP faz 3 detidos

2 anos atrás
forjaes esposende acidente
EsposendeCávado

Esposende: Dois feridos em capotamento em Forjães

2 anos atrás
vodafone problemas rede movel
EsposendeBarcelosCávadoLimaViana do Castelo

Vodafone com problemas técnicos em Esposende, Barcelos e Viana

2 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • JOSÉ LINO Coelho em Barcelos: Comboio lotado deixa mais de 100 pessoas em terra nas Festas da Agonia
  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up