e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Viana: 21 tempestades em 34 dias e um recuo de 21 metros de praia no Rodanho. Câmara recupera danos
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Viana do Castelo > Viana: 21 tempestades em 34 dias e um recuo de 21 metros de praia no Rodanho. Câmara recupera danos
Viana do CasteloLima

Viana: 21 tempestades em 34 dias e um recuo de 21 metros de praia no Rodanho. Câmara recupera danos

Nuno Cerqueira
23 de Junho de 2024 15:16
Nuno Cerqueira
Publicado a 23 de Junho de 2024
1 comentário
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
Viana Praia rodanho amorosa
Foto: E24
Partilhar

– Publicidade –

Quem passa pelas praias do Rodanho e na Amorosa, esta última recebe este ano duas bandeiras azuis, uma a norte e outra a sul, percebe que aqueles destinos turísticos de Viana do Castelo já tiveram outrora “melhores tempos”.

 

Destaques da Notícia
Quem passa pelas praias do Rodanho e na Amorosa, esta última recebe este ano duas bandeiras azuis, uma a norte e outra a sul, percebe que aqueles destinos turísticos de Viana do Castelo já tiveram outrora “melhores tempos”.Nas infraestruras públicas desta freguesia de Viana do Castelo são visíveis danos nas vias, iluminação pública, passeios com vegetação danificados, assim como a recolha de lixo, da responsabilidade da Resulima, fica “aquém do desejado”, afirmam os moradores que dizem ainda, em conversas de c(h)afé, “também pagamos impostos como os restantes vianenses”.
Amorosa praia rodanho viana do castelo
Foto: E24
Amorosa praia rodanho viana do castelo
Foto: E24

Os danos são visíveis nos apoios de praias, passadiços, acessos, e outros aspectos que baralham muitas vezes os turistas ou simplesmente peregrinos de Santiago que esbarram em caminhos fechados face às alterações…climáticas.

A Câmara de Viana do Castelo reconhece o problema e não se esconde, dando nota de algumas ações para recuperar a beleza de outrora ou simplesmente a fluidez do local em sintonia com a natureza e gentes locais que sofreram, a título de exemplo, 21 tempestades em 34 dias.

“A orla costeira vianense, entre outubro de 2023 e março de 2024, foi assolada por 36 tempestades marítimas, 21 das quais entre 8 de fevereiro e 12 de março”, destaca a Câmara de Viana do Castelo, liderada por Luís Nobre, em resposta às questões do E24 .

“Este conjunto de ocorrências, com uma frequência nunca antes registada, intensificou o processo erosivo existente neste segmento costeiro, tendo provocado o recuo da linha de costa, com uma perda efetiva de área dunar de 12 metros e a formação de arribas dunares, com alturas entre os 5 e os 15 metros. Sublinha-se que na praia do Rodanho (Vila Nova de Anha), localizada a norte da Amorosa (Chafé), a linha de costa recuou cerca de 21 metros”, frisa ainda a autarquia, colocando a nu um grave problema que está assolar a costa, não só em Viana do Castelo, mas em todo o Minho.

Amorosa praia rodanho viana do castelo
Foto: E24

Os fenómenos meteorológicos referidos e o processo erosivo, em curso, neste segmento costeiro, causaram a destruição de todos os acessos, como escadas, à praia da Amorosa, assim como de alguns troços de passadiços sobrelevados.

No entanto a Câmara, dentro das limitações orçamentais e estando fora do Parque Natural do Litoral Norte, está a reformular todas as acessibilidades e apoios às praias.

“Tendo em consideração o sucedido e as previsões do que vai acontecer futuramente, tendo em atenção as taxas de erosão anuais, nesta praia, foi necessário reformular-se as acessibilidades pedonais com passadiços sobrelevados, encontrando-se, neste momento, em conclusão as obras efetuadas”, destaca a autarquia e que o E24 comprovou in loco com algumas obras a decorrer.

A Amorosa, na freguesia de Chafé, recebe este ano duas Bandeiras Azuis (Amorosa Norte e Amorosa Sul). Atenta ao facto, a autarquia liderada por Luís Nobre está a reforçar infraestruturas.

Amorosa praia rodanho viana do castelo
Foto: E24

“Como por exemplo casas de banho”, aponta, sublinhando no entanto que “quer a Amorosa Norte quer a Amorosa Sul encontram-se concessionadas, sendo da responsabilidade dos concessionários os respetivos apoios de praia mínimos”.

A Câmara tem feito algum trabalho e disto mesmo é a prova do bar que foi demolido no ano passado, devido ao termo da concessão e ao estado de degradação em que se encontrava. No entanto não se sabe se haverá um novo, até porque a Câmara aguarda o desenrolar do Plano de Intervenção de Praia (PIP) da Amorosa para avançar com uma reformulação do local.

“Aguarda-se que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) publique o Plano de Intervenção de Praia (PIP) da Amorosa, no âmbito do Programa da Orla Costeira de Caminha-Espinho, para avançar-se com os concursos públicos, no concerne aos Apoios de Praia previstos para esta praia”, justifica a autarquia.

Os habitantes locais pedem mais atenção à Amorosa, que na altura de verão triplica a população, acabando aquela localidade de Chafé sofrer forte pressão humana.

Nas infraestruras públicas desta freguesia de Viana do Castelo são visíveis danos nas vias, iluminação pública, passeios com vegetação danificados, assim como a recolha de lixo, da responsabilidade da Resulima, fica “aquém do desejado”, afirmam os moradores que dizem ainda, em conversas de c(h)afé, “também pagamos impostos como os restantes vianenses”.

Amorosa praia rodanho viana do castelo
Foto: E24
Amorosa praia rodanho viana do castelo
Foto: E24

amorosa praia praias viana 32 amorosa praia praias viana 31 amorosa praia praias viana 13 amorosa praia praias viana 25

ETIQUETAS:amorosachafée24praiasprincipalrodanhoViana do Castelo

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei3
Feliz2
Piscadela1
Surpreso6
Sonolento0
Triste5
Zangado18
Notícia anterior Hospital Póvoa de Varzim INEM povoa Vila do Conde Explosão na Póvoa de Varzim faz um ferido grave
Notícia seguinte Braga São João Braga: Balão lançado e venha a noite grande de São João
1 comentário 1 comentário
  • José Rego diz:
    24 de Junho de 2024 às 05:24

    Além do publicado, falta divulgar que, as remessas que a Câmara de Viana recebe Chafé anualmente, podem exceder o milhão de euros. E, nem sequer investe 10% na freguesia.
    A sul da Amorosa, há um esgoto onde por vezes a poluição é perigosa.
    Ademais , não há iniciativa de qualquer processo acolhimento turístico.
    O que é Vergonhoso.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

moto 4 bombeiros
Arcos de Valdevez: “Sopas” dão moto 4×4 de resgate aos bombeiros
Arcos de Valdevez Lima
26 de Maio de 2025
bombeiros sapadores de braga 259 anos 11
Braga: Bombeiro despedido por estar alcoolizado vai ter que ser reintegrado
Braga Cávado
25 de Maio de 2025
OC Barcelos
Hóquei em Patins: OC Barcelos afasta Oliveirense e garante presença nas “meias”
eSports
25 de Maio de 2025
IMG 1775
UPS Ofir anuncia reabertura com Mëstiza
Lifestyle
25 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Esposende em Esposende: É oficial. CDS-PP apoia Carlos Silva e Alberto Figueiredo nas autárquicas
  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up