O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, garantiu hoje, em Viana do Castelo, que os bombeiros estão preparados para responder à mobilização exigida pelos dias de calor intenso que o país enfrenta.
No entanto, deixou um alerta: “É preciso avaliar a capacidade real de resposta de cada região, distrito e corporação.”
Durante uma reunião extraordinária do Conselho Nacional da LBP, António Nunes reconheceu à agência Lusa que a coesão territorial “ainda está longe do desejado”, tanto pela Liga como pelo próprio Governo.
Sublinhou ainda a importância de haver diálogo e articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e com a Secretaria de Estado da Administração Interna, para avaliar e melhorar a resposta a este tipo de situações.
“Se estes dias de calor se prolongarem, é essencial ouvir as propostas da Liga para reforçar a resposta no terreno”, defendeu o dirigente.
Na mesma reunião foram debatidos outros temas importantes, como a revisão dos estatutos da LBP, o regulamento das condecorações e o Fundo de Apoio Social ao Bombeiro.
Sobre este último, António Nunes foi claro: “É urgente que o Governo reforce os apoios sociais. Os bombeiros dão tudo na proteção das pessoas e bens. Merecem mais.”