Cidade de Viana do Castelo tem sido palco de uma série de atos de vandalismo nas últimas noites, resultando na destruição de contentores de lixo, montras de estabelecimentos comerciais e decorações alusivas ao Carnaval.
Esta noite, de quarta para quinta-feira, fora nove incêndios em contentores de lixo.
Os atos começaram já na passada noite de terça-feira onde foram registados incêndios em oito contentores de lixo em várias zonas da cidade.
No total já arderam 17 contentores destruídos em dois dias.
Além dos contentores de lixo, os vândalos também incendiaram papeleiras, duas esplanadas e danificaram decorações de Carnaval instaladas pela Câmara Municipal na Praça da República.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a investigar os incidentes e reforçou a presença de agentes no terreno para prevenir novos atos de vandalismo.
Estes acontecimentos ocorrem em plena celebração do “Viana em Folia“, evento que decorre de 24 de fevereiro a 4 de março e inclui animação de rua, música, dança, teatro, bailes, DJs, decoração temática e um comboio infantil.
A destruição das decorações festivas representa um prejuízo significativo para a comunidade local, que se empenhou na organização das festividades.
As autoridades apelam à colaboração da população na denúncia de comportamentos suspeitos que possam estar relacionados com estes atos de vandalismo.
A PSP mantém as investigações em curso e solicita que qualquer informação relevante seja comunicada às forças de segurança.
