e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Viana: Ia para Vigo mas avaria no comboio deixou orador da UE numa “confusão dos diabos”
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Viana do Castelo > Viana: Ia para Vigo mas avaria no comboio deixou orador da UE numa “confusão dos diabos”
LimaViana do Castelo

Viana: Ia para Vigo mas avaria no comboio deixou orador da UE numa “confusão dos diabos”

Redação E24
28 de Outubro de 2023 15:01
Redação E24
Publicado a 28 de Outubro de 2023
Partilhar
6 minuto(s) de leitura
Minho vigo comboio
Partilhar

– Publicidade –

“No ano passado, atravessei todas as fronteiras internas da União Europeia que se podem cruzar de comboio. Em cada par de países que existe, eu atravessei essa fronteira pelo menos uma vez”, disse em Santiago de Compostela, onde foi orador num ‘workshop’ sobre transportes transfronteiriços no evento anual do Interreg, o programa da União Europeia para dinamizar zonas de fronteira.

O ativista e professor universitário, autor do projeto CrossBorderRail, que consiste precisamente em “viajar para [os locais] e investigar linhas ferroviárias transfronteiriças na Europa”, enviava diariamente um postal ilustrado com o estado da fronteira à comissária europeia dos Transportes, Adina Vălean, de cada vez que cruzava países.

Segundo a apresentação feita pelo próprio, entre países da UE, “algumas linhas transfronteiriças caíram no abandono”, “noutras as linhas existem, mas não há comboios de passageiros”, “quando os comboios andam, os horários são pobres” e “problemas de informação e bilhética tornam complicado o atravessamento da fronteira”.

“Estou a ir para cada uma destas linhas internacionais para avaliar o que funciona ou não funciona no terreno, em cada um desses sítios, e o que pode ser melhorado”, indo “à base, no terreno, e fazendo propostas e sugestões simples de como tornar essas viagens transfronteiriças muito mais fáceis”.

Para chegar a Santiago de Compostela, viajou a partir de Portugal, onde esteve a fazer trabalho de campo, e classificou a chegada à Galiza, em Vigo, vindo do Norte de Portugal, como “uma confusão dos diabos”.

Tendo feito várias paragens desde Lisboa, nomeadamente em Coimbra, Aveiro, Nine e Viana do Castelo, Jon Worth acabou por apanhar o comboio Celta em Viana, mas o comboio avariou naquela estação “porque é um comboio com 40 anos, e é um comboio velho e exausto”.

“Então tive que apanhar um regional para Valença e depois um autocarro para chegar a Vigo”, explicou, e adicionando à confusão, não encontrou um sítio para estacionar a bicicleta na Cidade da Cultura, um grande centro de congressos e cultural na capital galega que albergou o evento anual do programa Interreg, e ainda foi abordado pela Polícia Nacional espanhola para desamarrar a bicicleta de um poste, por questões de segurança.

As dificuldades de Jon foram semelhantes às da dezena de jornalistas portugueses, a maior parte de meios regionais, que vieram cobrir o evento vindos de Lisboa, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Portalegre ou Faro, em longos trajetos de avião, autocarro, comboio e automóvel, com longas escalas, voos perdidos, mudanças de transporte e, no fim, muito cansaço para chegar à capital da Galiza, que fica a 115 quilómetros de Valença.

Para Jon Worth, “Porto – Valença é OK, a cada hora ou duas há um comboio regional, serve a região, mas o problema da secção fronteiriça é que nem os portugueses bem os espanhóis têm um comboio [elétrico] que pode andar o caminho todo”, já que o trajeto é feito a diesel, por debaixo de catenária que tem duas tensões diferentes dos dois lados da fronteira, além de sistemas de sinalização também distintos.

“Há uma oportunidade clara para melhorar aí, tem que se fazer uma boa conexão regional a cada hora ou duas entre Vigo, Tui, Valença, Viana do Castelo e depois para o Porto”, disse, considerando que “é possível conectar sítios como esses com um bom comboio”.

Questionado acerca do desenvolvimento que não acontece enquanto se espera por uma linha de alta velocidade, Jon Worth disse que “isso acontece em todo o lado pela Europa”, deixando que “o comboio normal se vá desfazendo”.

“Isso é muito, muito mau. É preciso solucionar os problemas que se podem solucionar de imediato”, assegurando que “basicamente toda a gente tenha o melhor comboio possível” na sua circunstância local.

Sobre outras fronteiras ferroviárias entre Portugal e Espanha, Jon Worth considerou a ligação de Lisboa a Madrid como “absolutamente horrível”, “ainda pior que Porto-Vigo”.

“Era preciso os ministros dos transportes [no caso português João Galamba, das Infraestruturas] dos dois países se sentarem para encontrar soluções para resolver isso. É sobretudo um problema operacional”, considerou, falando em falta de “vontade política”.

Ainda assim, e apesar dos comboios serem “velhos”, haver “muitos troços com via única” e por vezes as velocidades serem “bastante baixas”, deixou elogios à facilidade de transporte de bicicletas nos comboios portugueses, aos funcionários, e disse que a bilhética é “OK”, mas defendeu mais investimento em infraestrutura e digitalização, para saber “se o comboio está a horas” de forma mais simples, em tempo real.

“Olhe-se para as pessoas que apanham o comboio em Portugal. São mesmo pessoas bastante diferentes da sociedade portuguesa. São novos, são velhos, são famílias, são pessoas de negócios, é algo que toda a gente na sociedade usaria. Eu acho que isso é bom”, observou.

ETIQUETAS:comboiodestaqueUEViana do Castelovigo

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Hospital de Braga Vila Verde Braga: Hospital é o terceiro do país com mais entradas de casos suspeitos de AVC
Notícia seguinte 2e0d7595 fa51 40fb 9ab0 761b9d108ccb Esposende: Imagens mostram Rio Cávado a invadir parque na Marginal

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

IMG 1775
UPS Ofir anuncia reabertura com Mëstiza
Lifestyle
25 de Maio de 2025
IMG 1774
Andebol: Ícone treinador em Guimarães. Faleceu Dimitar Nikolov
eSports
25 de Maio de 2025
IMG 1754
ANA.VI Group prevê faturamento de 10 milhões de euros em 2025
Business
25 de Maio de 2025
Arsenal
Futebol: Arsenal bate Barcelona e é campeão europeu
eSports
24 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Esposende em Esposende: É oficial. CDS-PP apoia Carlos Silva e Alberto Figueiredo nas autárquicas
  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up

Notificações