Município de Vila Verde está em alerta devido à onda de calor que se faz sentir e ao risco muito elevado de incêndios rurais previsto para os próximos dias.
A Proteção Civil local colocou os meios operacionais em prontidão e apela à adoção de comportamentos preventivos por parte da população.
De acordo com o IPMA, as temperaturas vão manter-se elevadas, com tempo seco e vento, fatores que aumentam o risco de ignição. É proibido realizar queimadas ou queimas, e recomenda-se especial atenção ao uso de maquinaria em espaços florestais.
Paralelamente, o Município pede “o uso responsável da água potável“.
“Apesar dos sistemas de abastecimento funcionarem normalmente, o aumento do consumo exige prudência para evitar falhas. Desperdícios como lavar carros ou encher piscinas com água da rede pública devem ser evitados”, dá nota a autarquia.
A autarquia está a investir na modernização da rede de abastecimento nas bacias do Neiva, Vade e Homem, bem como na Estação de Tratamento do rio Homem. Ainda assim, é fundamental a colaboração de todos para garantir o acesso equitativo à água.