Com um custo de aproximadamente 3,5 milhões de euros, financiados em parte pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a estrutura terá capacidade para 38 utentes, além de cerca de 30 funcionários.
A Casa Mãe será a sede institucional do CSVH e abrigará um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, juntamente com quatro Residências de Autonomização e Inclusão.
O presidente da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), Jorge Pereira, destaca a importância do projeto para a inclusão social na região, oferecendo “um ambiente acolhedor e de qualidade para pessoas com deficiência adquirirem autonomia e participarem ativamente na sociedade”.
O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão desenvolverá programas para promover a inclusão social, o desenvolvimento de competências e autonomia de pessoas com deficiência.
O presidente do CSVH ressalta que a conclusão desta nova estrutura representa “um grande passo para a instituição, proporcionando um papel diferenciador e interventivo na área da inclusão social”.
O CSVH atua em diversos concelhos, oferecendo respostas sociais em várias áreas nos distritos de Amares, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro e Vila Verde.